Escolhendo o primeiro carro para a filha recém-habilitada

Leitor está a procura de um modelo automático e quer a nossa ajuda
Toyota Etios 2017

Toyota Etios 2017 | Imagem: Divulgação

Caro César, pretendo adquirir um veiculo para minha filha que tem 18 anos como 1a habilitaçāo.A única exigência e ser automático.Possuo em casa o fit CVT, que considero excelente, com tocada suave, o que se encaixa bem para condutores recentes.Ai vem a dúvida, também, dos câmbios automatizados.O veículo deve ser pequeno.Desde já obrigado e um abraço - pergunta enviada por Anderson Martins 

Anderson obrigado por enviar sua pergunta e me permitir ajudá-lo nesse momento importante para você e sua filha! 

Começando pela segunda parte de seu questionamento, eu não levaria em conta os modelos com câmbio robotizado como a linha Dualogic da Fiat ou as versões I-Motion da Volkswagen. Particularmente considero que esses tipos de transmissão devem muito em conforto. Os "soluços" a cada troca de marcha com as caixas operando na posição Drive são extremamente ruins e acabam cansando no uso diário. 

Sendo assim, acho interessante você considerar dois hatches compactos automáticos muito interessantes para sua filha, no caso o Toyota Etios e o Nissan March

Como o veículo deve ser pequeno, outra característica pedida na pergunta, o Toyota Etios se encaixa como a melhor opção.

O modelo de entrada da Toyota mede 3,77 m de comprimento e 1,69 m de largura. Mesmo bem menor que o March (3,82 m e 1,67 m, respectivamente), o Etios ainda consegue entregar um porta-malas pouca coisa maior, com 270 litros de capacidade enquanto o March para nos 265 litros. Outra vantagem do Etios é o espaço interno, superior ao March em especial no banco traseiro.

O March conta com um câmbio automático bem mais sofisticado, no caso uma caixa do tipo CVT como a do seu Honda Fit, que ajuda a entregar um bom compromisso entre desempenho e economia trabalhando em conjunto com o motor 1.6 16V. O Etios, mesmo com sua caixa automática de 4 marchas, não fica devendo em economia de combustível graças à eficiência de seus motores.

Outro ponto que pesa a favor do Etios e o custo-benefício. Por R$ 50.110 você leva para casa o hatch com câmbio automático e motor 1.3 16V na versão X. Dentre os equipamentos de série, ela só fica devendo mesmo o rádio, mas você poderá instalar até mesmo na concessionária. O March automático mais acessível reside na versão SV CVT, que demanda um investimento de R$ 55.790. Ele já vem com rádio e comandos do sistema de som e telefonia no volante, porém o valor torna-se bem mais elevado, fruto também do câmbio mais avançado.

Não são todos que gostam do visual do Etios, rústico demais em especial frente ao que encontramos na categoria, logo sua filha precisará levar esse ponto em consideração. Caso ela sinta-se mais inclinada pelo March, você também estará fazendo uma excelente compra!

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru