Escolhendo um automático na faixa de R$ 60.000

O Bruno está em dúvida entre quatro modelos e quer a ajuda do Guru para definir o melhor modelo
Honda Fit 2016

Honda Fit 2016 | Imagem: Divulgação

Prezado Guru, preciso de sua ajuda:Estou buscando um carro automático 0km na casa dos R$ 60 mil. Inicialmente os concorrentes mais fortes eram o Sandero Stepway e o new Fiesta, mas pesquisei e são automatizados, não automáticos. Pelo que li, esse tipo de câmbio é bom, mas tem uma vida mais curta que o automático e a possibilidade de mais manutenção. Certo? Dadas as novas opções, fiquei entre o Fit dx e o HB 20 premium. Vi que o HB 20 oferece mais opcionais, mas pelo que entendi, o quesito segurança (teste da Latin NCAP) e qualidade (durabilidade), o Honda Fit leva a melhor. Como você me aconselharia nessa escolha? Já que quero um carro para pelo menos ficar uns 5 anos com ele - pergunta enviada por Bruno Santos 

Bruno obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Em primeiro lugar, é interessante começarmos com uma explicação importante. De fato o Renault Sandero Stepway conta com câmbio do tipo robotizado (automatizado) que é mais simples do que um automático convencional. Eu particularmente não o recomendo pela ausência de suavidade nas trocas, os famosos "soluços" a cada troca de marcha quando ele opera no modo Drive. Já o Ford New Fiesta, por sua vez, também traz uma transmissão robotizada, porém com dupla embreagem, o que garante não só um funcionamento mais eficiente nas trocas de marcha como também opera de uma forma tão suave quanto um automático. A grande restrição ao Ford, contudo, diz respeito a uma série de relatos que circularam na internet com proprietários do modelo relatando problemas com seus veículos. A Ford recentemente até realizou um recall para sanar o defeito, porém fica um sinal de alerta. 

Logo, de fato é bem melhor recairmos nossa análise sobre o Hyundai HB20 e o Honda Fit

Começando pela segurança, um ponto levantado na pergunta, o Honda Fit é bem superior ao Hyundai HB20. De acordo com os testes do Latin NCAP, o monovolume da Honda alcança 5 estrelas na proteção para adultos (16,26 pontos) e 4 estrelas na proteção para crianças (39,48 pontos. Já o o HB20, por sua vez, registrou 4 estrelas na proteção para adultos (13,80 pontos) e estacionou nas 3 estrelas (34,52 pontos) na proteção para crianças. 

Sobre qualidade do projeto, Bruno, não há nada que desabone o HB20 em relação ao Fit: ambos são muito bons na qualidade de montagem e durabilidade, até mesmo por isso a Hyundai oferere 5 anos de garantia para o HB20, dois anos a mais sobre o que a Honda concede para o Fit. A grande vantagem do Fit, contudo, fica para sua ótima arquitetura interna. Ele oferece bem mais espaço para os passageiros em relação ao HB20, além de um porta-malas mais generoso. Você verá que é possível acomodar 5 adultos com relativa tranquilidade a bordo do Fit, algo que já é mais complicado no HB20. 

Por tudo isso, Bruno, e levando em conta que você pretende ficar 5 anos com o carro, recomendo optar pelo Honda Fit até por ser um modelo com desvalorização mais comedida e boa aceitação no mercado de usados. Só recomendo, contudo, que você opte pela versão LX, que conta com o prático e versátil sistema ULTRa de rebatimento dos bancos, além de um acabamento melhor. 

É isso, Bruno, espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru