Escolhendo um carro até R$ 60.000
Leitor está em dúvida entre vários hatches compactos e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação
Antes de tudo, quem escreve aqui é um grande fã do seu trabalho. Estou querendo comprar um carro de no maximo 60 mil, e estou em duvida na versão do polo 1.6 msi com os opcionais (pacote Connect) no valor de 58.000 reais ( lembrando que nao tem camera de re, sensor de estacionamento e os retrovisores eletricos), mas nota dez em segurança e conforto. Por 59900, quase 2 mil a mais existe o new fiesta 2018, SEL - COMPLETO, Existe o Argo 1.3 com o 3 pacotes de opcionais ( camera, sensor, rodas, etc.) custando o valor de 59900 tbm. Existe o HB20x custando seus 60 mil, e o honda fit na versao de entrada DX custando 59 mil. Por favor, me ajude. Quero comprar o quanto antes meu carro mas nao quero fazer mal negocio. Qual seria a opção mais racional, quero passar pelo menos 3 anos com o carro, pois é o prazo do financiamento - pergunta enviada por Aldecy Ribeiro
Aldecy obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Também fico muito feliz por saber que você é fã do nosso trabalho! Contamos com a sua audiência sempre!
Partindo para sua resposta, creio que hoje em dia, sobretudo envolvendo o segmento de carros compactos, o Volkswagen Polo desponta com um conjunto muito bom.
Eu entendo que mesmo você colocando todos os opcionais no Polo 1.6 MSI ele ainda fica devendo recursos como a câmera de ré e o sensor de estacionamento original de fábrica, mas o ainda recente hatch compacto da Volkswagen mostra-se superior a grande parte dos modelos da carroceria pelo maior nível de espaço interno (melhor em relação ao Fiesta e o HB20X) e a própria plataforma bem avançada, que rende ao VW ótimos níveis de segurança, baixo custo de reparabilidade e tempo de manutenção, dentre outros atributos.
Acho que hoje em dia no mercado o modelo que mais se aproxima do Polo é, não por acaso, outro produto também ainda recente nas lojas, no caso o Fiat Argo. Seja no Fiat ou no Volkswagen você encontrará cabines muito parecidas e até mesmo porta-malas com capacidade para 300 litros de bagagem. Uma grande falha da FIat, porém, é não disponibilizar os controles de tração e estabilidade para o Argo Drive 1.3 manual sequer como opcional. O Polo 1.6 MSI, por sua vez, recebe a importante dupla de segurança com o reforço do bloqueio eletrônico do diferencial dentro dos pacotes Connect Pack ou Safety Pack.
Pode parecer exagero, Aldecy, mas acho indispensável os controles de tração e estabilidade. Os recursos podem salvar você e sua família de acidentes graves e, além disso, só o Polo conta com 4 airbags, outro importante aliado para a segurança.
Por fim, também pesa a favor do Volkswagen o excelente comportamento dinâmico, algo que o Argo também entrega, mas o câmbio do VW é superior ao oferecer engates mais precisos e justos. O desempenho também mostra-se ligeiramente melhor a bordo do VW. Beneficiado pelo start-stop, o Argo Drive 1.3 manual até entrega números de consumo melhores, com médias de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, mas não podemos dizer que o consumo do Polo 1.6 em 12 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, seja muito inferior.
Por tudo isso, Aldecy, creio que ao optar pelo VW Polo você levará para casa o veículo mais equilibrado.
Espero ter ajudado!