Prezado César, bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido. Suas avaliações são ímpares, e com certeza nos conduz à compras mais conscientes. Minha dúvida de hoje é a seguinte: preciso comprar um veículo, econômico, com manutenção barata, para uso preponderantemente urbano, mas com eventuais viagens, para um jovem casal, na faixa dos R$15.000,00. O orçamento é apertado, pois não posso assumir qualquer compromisso de financiamentos, etc, vez que moro de aluguel, e estou me preparando para construir. Temos algumas ofertas em frente nessa faixa de preço, que são: Renault Sandero 1.0, ano 2010, com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas; Kia Picanto, ano 2011, com os mesmos opcionais acima, mais airbags dianteiros, e direção elétrica; Fiat Pálio, ano 2007, com os mesmos opcionais do Renault. Estou mais propenso ao Kia, por ser, dos três, o mais completo e econômico, porém não conheço o carro, valores de manutenção e posterior revenda. Qual melhor escolha? Há alguma outra sugestão? Muito obrigado! - pergunta enviada por Dáiton Kevin 

Dáiton obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Desde já agradeço também pelo elogio, contamos sempre com a sua audiência aqui no Guru dos Carros!

Entre os três modelos que você reuniu, acho mais interessante partir para o Kia Picanto 2011.

O hatch da Kia pode ser um modelo com dimensões para lá de comedidas, mas se o casal considera que ele atende as necessidades em termos de espaço para o momento o modelo pode ser uma boa! O Kia Picanto consegue entregar um desempenho interessante - bem melhor ao de Fiat Palio 2007 e Renault Sandero 2010 com suas respectivas motorizações 1.0 - e também é um carro muito econômico.

Outro ponto a favor do hatch da Kia é a robustez mecânica de seu conjunto, algo interessante quando falamos em usados que já passaram dos 5 anos. Mesmo tendo em mento que trata-se de um carro importado - portanto com custo de peças mais elevado - o Picanto não é um modelo com histórico de problemas recorrentes ou defeitos crônicos, pedindo apenas o cuidado necessário que você precisa tomar com qualquer veículo no que diz respeito à manutenção preventiva.

Considerando os três modelos que você selecionou, o fato do Kia Picanto também contar com o airbag frontal duplo também é um ponto que merece destaque. A direção elétrica, por sua vez, favorece o uso urbano e torna as balizas ainda mais fáceis.

Eu deixaria o Renault Sandero 1.0 2010 de lado devido à apatia de seu motor. O propulsor é pouco para o Sandero, que torna-se um carro com respostas lentas demais. Apesar do amplo espaço interno e o bom porta-malas, ambos mais adequados para um casal, a lentidão nas acelerações e retomadas podem fazer vocês se arrependerem da compra do hatch em questão.

Já o Fiat Palio, por sua vez, está com uma idade um tanto quanto avançada (estamos falando de um carro com 12 anos de uso). Com isso, os gastos com manutenção tendem a crescer demais e tudo o que vocês possam economizar na aquisição do modelo poderão acabar gastando para arrumar o carro.

Logo, creio que ao optarem pelo Kia Picanto 2011 vocês realizam uma escolha mais equilibrada. Só acrescentando um ponto importante, como trata-se de um modelo usado, tome o cuidado de verificar a procedência do veículo, confira se não exitem pendências com multa entre outras questões de documentação e também veja se o dono está realizando as manutenções periódicas na frequência correta. Se estiver tudo certo, então vale a pena estacionar o carro na garagem de casa.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios