Escolhendo um modelo apto ao trabalho pesado e a condições de piso agressivas

Leitor quer uma recomendação de modelo para ajudar no plantio de florestas e pediu a opinião do Guru
Volkswagen Amarok 2016

Volkswagen Amarok 2016 | Imagem: Divulgação

Bom dia! Prezado César Tizo, Trabalho em uma empresa de silvicultura (plantio de florestas de eucalipto) e trabalhamos em áreas bem agressivas a veículos de passeio. Temos em nossa frota gols, saveiros e stradas e também doblo. Temos um grande problema envolvendo a altura do veículo x solo. Temos que "levantar" a suspensão do mesmos entre 80 a 100 mm. Qual seria sua indicação neste caso? Há no mercado kits para tal? Alguma indicação? Desde já agradeço pela atenção sempre dispensada. Abraço - pergunta enviada por Wagner Freitas

Wagner obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entendo que o uso que sua empresa faz dos carros é bem voltado a uma aplicação comercial, sendo que as condições do terreno também não devem ser nada fáceis para qualquer carro. 

De fato modelo como hatches ou picapes compactas vão sofrer nesse clima. Particularmente eu não recomendaria essa inclusão de kits para elevação da suspensão, que muitos vendem no mercado como "suspensão rosca". Creio que essas adaptações mexem demais nos carros e isso não trará uma solução tão adequada para sua questão de uso. 

Se você aceita uma sugestão, Wagner, creio que seria interessante conversar na sua empresa sobre a aquisição de algumas picapes médias para esse uso mais agressivo, imerso no campo ajudando na plantação dos eucaliptos. 

Uma opção que vocês poderiam considerar é a Volkswagen Amarok cabine simples na versão S. O modelo é tabelado em R$ 113.990 e ainda traz a vantagem de uma caçamba muito espaçosa, que permitirá acomodar e carregar diversos objetos nela. Outra vantagem do modelo é presença do motor 2.0 turbodiesel e também ela conta com tração integral, ideal para situações de muita lama. Além do preço competitivo, a Amarok S cabine simples, a opção mais voltada ao trabalho da picape, ainda sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de descida e o ABS off-road. Tudo isso é de extrema importância para oferecer ainda mais segurança a todos os funcionarios que utilizarão as picapes, melhorando o ambiente de trabalho. 

Uma alternativa para a Volkswagen Amarok S cabine simples pode ser a Chevrolet S10 na configuração LS cabine simples 2.8 turbodiesel. Ela tem preço semelhante, tabelada em R$ 113.340, mas fica devendo os importantes controles de tração e estabilidade.

Creio que partir para uma picape como a Amarok, por exemplo, seria uma saída melhor para a empresa.

Espero ter ajudado!   

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru