Esperar a nova geração do Peugeot 208, comprar o novo Tracker ou aguardar o SUV nacional da Toyota?

Leitor deseja programar a compra entre este ano e o próximo e pediu nossas considerações
Peugeot 208 e Chevrolet Tracker

Peugeot 208 e Chevrolet Tracker | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá César, parabéns pelo seu trabalho, estou sempre acompanhado. Pretendo comprar um automóvel PCD, no segundo semestre de 2020 ou no início de 2021. A minha dúvida é: escolher entre Novo Chevrolet Tracker, o lindíssimo e novo Peugeot 208 ou esperar o SUV da Toyota? - pergunta enviada por Aristófanes 

Obrigado por enviar a sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Em primeiro lugar, parabéns pela pesquisa e seleção dos modelos que você cita na pergunta. Certamente estamos falando de novidades que irão mexer bastante com o mercado. 

O novo Peugeot 208, por exemplo, está previsto para estrear ainda neste ano. Tudo sinalizava para o lançamento em abril, porém a pandemia da Covid-19 deverá alterar todos os planos prévios das montadoras. Como já abordamos em nosso site, o hatch será lançado no Brasil com a missão de marcar uma guinada para a fabricante francesa no país, sinalizando a retomada de mais investimentos do grupo Peugeot Citroën na região. Com uma nova plataforma, motores eficientes e um visual e acabamento interno diferenciados como só os franceses estão acostumados a fazer, o hatch, sem dúvida, é um modelo que promete recompensar a espera. 

Informações sobre o futuro SUV brasileiro da Toyota ainda são bastante incipentes. Tudo leva a crer que ele deverá atuar no segmento de compactos e contar com um elevado volume de produção. Ao trazer a reputação da marca japonesa para a categoria no Brasil, a perspectiva é que ele conte com muitos interessados. 

Por fim, chegamos à recém-lançada nova geração do Chevrolet Tracker. 

No momento, Aristófanes, creio que é interessante sim optar pelo SUV em especial no seu caso que vai realizar a compra com isenção. Mesmo que você efetue a aquisição do Tracker no segundo semestre e não consiga optar pelas unidades iniciais mais completas, a configuração do SUV dentro do teto de R$ 70.000 mostra-se muito interessante em vários cenários. Hoje em dia, por exemplo, você não encontra um carro em sua versão PcD que ofereça recursos como chave presencial, sensor de estacionamento e câmera de ré, todos figurando como itens de série. 

O motor 1.0 turbo presente no Tracker PcD entrega boa eficiência e o modelo ainda tem a segurança reforçada com a presença dos 6 airbags de série e os controles de tração e estabilidade. 

É muito provável que o novo Peugeot 208, por ser um hatch compacto, conte com versões abaixo dos R$ 70.000, já sobre o futuro SUV nacional da Toyota ainda é cedo para dizer se ele chegará ao mercado com uma versão para a compra com isenção. 

Seria necessário você ponderar também se um carro menor como é o caso do Peugeot 208 frente ao Tracker e o SUV da Toyota vai lhe atender em suas necessidades de uso. 

De todo modo, enquanto ainda não conhecemos os predicados dos futuros Peugeot 208 2021 e do SUV nacional da Toyota, creio que optar pelo novo Tracker atualmente parece uma boa solução. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru