Existe algum combustível que é melhor para carros com motor turbo?

Leitor tem um Hyundai HB20S com motor 1.0 TGDI e pediu nossa análise
Com turbo e injeção direta, motor 1.0 TGDi entrega 120 cv na nova geração do HB20

Com turbo e injeção direta, motor 1.0 TGDi entrega 120 cv na nova geração do HB20 | Imagem: Divulgação

Olá César, boa noite!! De novo estou pedindo sua ajuda. Minha dúvida é a seguinte; tenho um Hyundai HB20S TGDI, li algumas coisas sobre combustível para carros com motor turbo. Nessas matérias dizem que o etanol não é indicado devido a quantidade de água na mistura, isso procede?? Desde já, mais uma vez agradeço - pergunta enviada por José

José obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato encontramos na internet muitos "achismos" que não passam de meras opiniões, em grande parte dos casos infundadas, sobre alguns temas polêmicos. 

Com relação aos combustíveis e o seu uso em motores, sejam eles turbo ou aspirados, vale a pena destacar que qualquer automóvel antes de chegar ao mercado passa por rígidos processos de validação, testes de qualidade e ainda precisam ser homologados juntos aos órgãos competentes. 

Com isso, se determinado carro é bicombustível, podendo operar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, como é o caso do seu Hyundai HB20S, você pode utilizar os dois combustíveis sem resultar em danos ao seu veículo. 

No caso do etanol hidratado que é vendido nos postos, os motores flex são preparados para lidar com o combustível e recebem todo um tratamento especial, tais como mangueiras específicas entre outros componentes, para lidar com as características próprias do produto. 

Ao abastecer o automóvel com etanol você terá ganhos na performance (acelerações e retomadas), uma vez que ele conta com octanagem consideravelmente superior em relação à gasolina e permite que o motor trabalhe com um avanço de ignição mais agressivo. O combustível derivado do petróleo, por sua vez, conta com maior densidade energética, o que proporciona ao carro ganhos em autonomia e menor consumo. 

Logo, basta apenas você definir qual é a prioridade para você em seu uso com o automóvel e fazer a sua escolha. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru