Olá! Tenho um Fiat Bravo Absolute 11/12 manual, equipado com o RadioNav (GPS integrado às funções de rádio e telefone), sensor crepuscular e de chuva, direção elétrica, ar digital dualzone com saída para os bancos traseiros, bancos em couro, rodas esportivas 17", entre outros mimos tecnológicos e estéticos. Fiquei muito acostumado com todos as facilidades da tecnologia embarcada. Mas acho que já está na hora de trocar a viatura. Por isso no início desse ano fiz alguns test drives e o que mais me chamou a atenção foi o Golf Highline com o pacote intermediário de opcionais que era o que mais se assemelhava ao que tenho no Bravo. E esse Golf ainda era a versão alemã. Gostei muito do carro principalmente por não ser câmbio manual do qual já estou cansado. E ele me pareceu muito esperto na rua. Mas acabei não fechando a compra pq o disponível já era a versão mexicana que inegavelmente empobreceu o Golf. Cheguei a oferecer comprar o carro que estava para o test drive, o que foi negado naquela época pela Css justamente pq não teriam outro naquele padrão (alemão) para substituir. Mas agora o carro está à venda nos usados da css!!! Ele é um 14/14, com garantia até 2017 e está com quase 10mil km rodados. Então finalmente a pergunta: vale a pena comprar um carro desses (de test drive), considerando que estão vendendo praticamente pelo mesmo preço dos atuais 0km (mexicanos)? Ele ter ficado para test drive compromete algo na mecânica, etc? Agradeço desde já a ajuda e opinião. Forte abraço! - Pergunta enviada por Gutto Vantroba  

Gutto obrigado por enviar sua pergunta, espero ajudá-lo da melhor maneira possível!

Com relação ao Volkswagen Golf atual, de fato ele foi empobrecido como você bem caracteriza ao trocar a procedência alemã pela mexicana. Não foi uma mudança tão profunda, mas ele perdeu itens bem sensíveis aos olhos, como o freio de mão com acionamento elétrico e função Auto Hold (mantinha o carro parado em aclives ou declives), o assistente de luz dinâmico (DLA) e algumas opções de tonalidades para a cor do revestimento interno de couro. De qualquer forma, será com essa configuração que o hatch médio passará a ser feito no Brasil a partir do segundo semestre deste ano. 

Independente disso, Gutto, o Golf mexicano manteve o excelente conjunto mecânico composto pelo motor 1.4 turbo de 140 cv (que vai virar flex no brasileiro) e o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. Essa aliás, é a configuração mais interessante do modelo, portanto você fez uma boa escolha.

Com relação ao carro de test drive da concessionária, eu não me preocuparia tanto com o fato da utilização da unidade. Como ele pertencia à revenda, é certo que sua manutenção periódica deve ter sido mantida à risca (basta conferir no livro de manutenção se ele conta com todos os carimbos das revisões, algo que você vai precisar para usufruir da garantia de fábrica). Além disso, não é do interesse da concessionária ter um veículo em mal estado justamente para apresentar a seus potenciais clientes, portanto ele dificilmente deverá estar com algum componente mecânico comprometido.

Na minha opinião, Gutto, eu só tentaria negociar um desconto maior na unidade, uma vez que você aponta que eles estão pedindo quase o mesmo valor de um novo. É possível que eles chegaram a esse preço maior justamente pelo pacote de opcionais, mas você pode usar como argumento o fato dele já ter um ano de uso. Caso eles não cedam, recomendo a você até mesmo a esperar pelo Golf nacional, que, se não vai recuperar o nível de equipamentos do alemão, pelo menos terá a vantagem de aceitar etanol ou gasolina.

Por fim Gutto, tenho a certeza que você estará fazendo um ótimo negócio ao optar pelo Golf. Ele é, atualmente, a melhor opção de hatch médio do mercado.

Espero ter ajudado e um forte abraço para você também! 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios