Fiat Punto com opcionais ou Chevrolet Onix?
Leitor está em dúvida se o kit opcional do Fiat vale a pena

Chevrolet Onix 2013 | Imagem: Chevrolet
Guru o que vale mais a pena, um Fiat Punto Itália ou um Onix 1.4? - Pergunta enviada por Diogo Sponchiato
Diogo obrigado pela participação!
Vamos começar com uma análise geral por modelo.
O Fiat Punto citado pelo Diogo trata-se da versão de entrada Attractive 1.4 com o opcional Kit Itália que custa R$ 1.701 ao modelo e eleva o preço do hatch para R$ 47.321. Bem equipado, o Punto já traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos dianteiros. O pacote em questão acrescenta ao modelo o rádio MP3 Player com entrada auxiliar, rodas de liga leve aro 15"; vidros elétricos traseiros, volante com revestimento de couro e comandos do rádio e faróis de neblina, dentre outros itens.
O Onix, por sua vez, tem a vantagem do melhor custo-benefício. Ele custa R$ 44.920 na versão LT 1.4 e já conta com os mesmos equipamentos de conforto que o Punto de série. Equipado com o catálogo de opcionais R7N, é possível acrescentar a central multimídia MyLink e o valor sobe para R$ 46.250.
A favor do Chevrolet nós temos o melhor espaço interno, um ponto onde o Punto deixa a desejar em especial para os passageiros no banco traseiro. Contudo, o Fiat entrega de longe a melhor posição de dirigir e ergonomia.
Em termos de desempenho os dois modelos são bem equivalentes, sendo que o Chevrolet deixa a desejar quando abastecido com gasolina (com etanol o fôlego é um pouco melhor). O Punto também não é dos mais instigantes na hora de acelerar com o 1.4 8V de 88 cv.
Em termos de custos, o Onix tem a vantagem dos 3 anos de garantia, porém usufruir do benefício é caro. Suas revisões obrigatórias até 30.000 km somam R$ 1.184, o que cai para R$ 1.028 no Punto 1.4. Vale destacar que o Fiat conta com apenas 2 anos de garantia integral e já no próximo ano ele vai estrear a nova geração.
Em termos de desvalorização, considerando os dados da Fipe, o Punto com o Kit Itália perde 8,78% de valor no primeiro ano, enquanto o Onix LT sofre uma depreciação bem mais elevada, no caso de 10,5%.
Temos aqui um impasse: o Onix é mais barato na hora de comprar, porém o Punto traz mais equipamentos e custa menos a partir do momento em que você o retira da concessionária.
Portanto, Diogo, se você optar pelo Onix terá um carro atual por mais tempo, mas aconselho você, se possível, a aguardar pela nova geração do Fiat Punto ou escolher um Volkswagen Fox 1.6, caso o modelo lhe agrade.
É bem possível que a Fiat resolva (ou pelo menos amenize) o problema do espaço para os passageiros no banco traseiro e promova um salto em termos de equipamentos e tecnologia para a nova geração de seu hatch premium.
Caso você queira mesmo o Punto neste momento, recomendo optar pela versão intermediária Essence. Ela vale o investimento maior (é tabelada em R$ 49.390) ao contar com o bom motor 1.6 16V E.torQ e trazer praticamente o mesmo nível de conteúdo oferecido no Kit Itália.
Espero ter ajudado!