Fiat Toro Ranch 2022 ou um Jeep Compass Série S 2022?

Leitor está em dúvida entre a picape e o SUV médio e pediu nossa ajuda
Jeep Compass e Fiat Toro

Jeep Compass e Fiat Toro | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá! Possuo um compass limited flex 2017 com 19 mil km, e Moro na zona rural, com um off road leve como percurso diário. Adoro o conforto e o acabamento do carro, mas sinto que falta motor e o consumo é excessivo. Com as novas versões de toro e compass, estou na dúvida entre o novo compass S turbo flex e a toro ranch diesel, ambos via cnpj. Sempre quis ter uma pick-up, mas confesso que não tenho necessidade da caçamba. O que não me agrada na toro é seu acabamento mais simples em relação ao compass, e gostaria da opinião do guru, entre esses dois modelos, ou mesmo a sugestão de algum outro - pergunta enviada por Pablo  

Pablo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Bem interessante a análise proposta por você, uma vez que nos faz refletir não só sobre o veículo em si, mas também algo ainda mais relevante: qual deles poderá atendê-lo da melhor forma dentro do seu perfil de uso frequente? 

Começando pela parte mecânica, o Jeep Compass evoluiu consideravelmente a partir da linha 2022 com a introdução do motor 1.3 turbo com injeção direta. Mas vale uma observação: apesar de entregar números de performance bem mais animadores em relação às unidades com o 2.0 Tigershark sob o capô, o SUV médio segue com um consumo apenas moderado, longe de figurar entre os atributos mais positivos do SUV. 

Logo, se você deseja um veículo que combine melhor desempenho com um consumo equilibrado e autonomia superior, a Fiat Toro Ranch com seu 2.0 turbodiesel desponta como uma opção interessante. Com 170 cv e mais de 35 kgfm de torque, a Toro Ranch entrega acelerações e retomadas mais rápidas e o câmbio automático de 9 marchas consegue potencializar o menor consumo possível. 

Em especial para você que precisa se deslocar sobre vias não pavimentadas, a presença da tração integral poderá ser algo útil em momentos em que você precisar passar por lama ou um piso de menor aderência. Até mesmo no uso cotidiano, a presença da tração integral é sempre bem-vinda e ajuda a conferir ao motorista um controle direcional do veículo ainda mais otimizado. 

É fato que o Compass Série S, versão flex mais sofisticada do SUV, esbanja uma lista de itens de série invejável, com a presença de itens de série como o alerta de colisão com frenagem autônoma, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, entre outros. 

A Toro Ranch pode não ser tão completa, mas traz a partir da linha 2022 o pacote ADAS como um item de série, conferindo para a picape assistentes de condução como o alerta de permanência em faixa, farol alto automático e alerta de colisão com frenagem autônoma, o que não deixa de ser algo muito bom. 

Como você revela que sempre teve vontade de estar no comando de uma picape, a Fiat Toro pode ser uma excelente opção para esse primeiro contato, uma vez que sua estrutura monobloco une o melhor dos dois mundos: a robustez e versatilidade de uma picape com a dinâmica e o conforto de um carro de passeio. Se você não faz questão da caçamba, poderá instalar acessórios como a cobertura rígida elétrica e transformar o compartimento em um "porta-malas". 

Por fim, a Fiat conseguiu melhorar consideravelmente o acabamento interno da Toro 2022, em especial na versão Ranch, que já conta com uma tela de 10,1" para a central multimídia, revestimento interno de couro com padrão exclusivo, entre outros aprimoramentos no design da cabine. Vale a pena você conferir se as evoluções foram suficientes para melhorar sua impressão sobre o habitáculo do produto. 

Em resumo, Pablo, você selecionou dois excelentes veículos, que inclusive são produzidos sobre a mesma plataforma (Small Wide) e na mesma fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Entre eles, creio que a Fiat Toro Ranch 2022 poderá lhe entregar o melhor compromisso entre desempenho e menor consumo, com a vantagem de unir ao conjunto o sistema de tração integral e um pacote de itens de série bastante competitivo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru