Fiesta EcoBoost, Polo Comfortline ou Yaris XL Plus Tech?
Leitor está em dúvida sobre os três hatches compactos e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação
Oi César tudo bem? Minha esposa tem um New Fiesta SEL 1.6 AT que foi comprado com os descontos PCD ela gosta muito só não agrada o Consumo, no mês de agosto podemos trocar ele por outro carro estava pensando em três possibilidades um novo Fiesta mas agora o SEL Style EcoBoost AT ou o Polo Comfortline 200 TSI tambem penso no Yaris XL Plus Tech Aut agradeço sua ajuda. Obrigado - pergunta enviada por Juliano Pilatti
Juliano obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Entre os três modelos, creio que aquele que oferece o melhor e mais interessante conjunto hoje em dia é o Volkswagen Polo Comfortline.
Na versão Comfortline, o modelo é beneficiado pelo excelente motor 1.0 TSI que, graças ao turbo e injeção direta (recursos presentes também no 1.0 EcoBoost do Fiesta) consegue entregar uma excelente combinação de desempenho e economia de combustível. Segundo dados oficiais, o Polo 1.0 turbo consegue entregar médias de até 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina, isso considerando a versão Comfortline com suas rodas de liga leve aro 15" de série.
O Fiesta 1.0 EcoBoost também vai bem no quesito, alcançando médias de 12,2 km/l em ciclo urbano e 15,3 km/l em rodovias, porém a bordo do Polo você encontrará uma cabine mais espaçosa e um porta-malas mais generoso. Apesar da Ford alegar já ter resolvido o problema, os defeitos recorrentes na transmissão de dupla embreagem presente no Fiesta exigem atenção. O Polo, por sua vez, traz uma transmissão automática convencional de 6 marchas que, se não é tão rápida quanto à do Ford, ao menos sai na frente no quesito robustez.
Em termos de custo-benefício, o Polo Comfortline também mostra-se mais interessante. Por R$ 67.150 com pintura sólida, o modelo traz nessa configuração os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, computador de bordo, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15" e uma central multimídia já com suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O Fiesta, por sua vez, é tabelado em R$ 69.790 na versão SEL Style EcoBoost e se destaca pelas rodas de liga leve aro 16" e a central multimídia Sync 3 mais avançada, porém conta apenas com o airbag duplo frontal.
Não que eu tenha esquecido do Toyota Yaris XL Plus Tech, outro hatch que encosta nos R$ 70.000, porém a dupla Fiesta e Polo citados anteriormente entrega um conjunto mecânico bem mais interessante do ponto de vista da eficiência. Claro que o motor 1.3 16V é bem econômico, porém não se equipara em termos de torque aos dois propulsores turbo dos modelos de Ford e VW. Além disso, a central multimídia também fica devendo em conectividade via sistemas como o Apple CarPlay e o Android Auto, dois recursos que são praticamente muito desejados pelos consumidores.
Por tudo isso, creio que o Volkswagen Polo Comfortline entrega um conjunto muito mais equilibrado e sintonizado com as demandas dos clientes dessa categoria hoje em dia.
Espero ter ajudado!