Financiamento com recompra garantida é uma boa para o consumidor?

Modalidade de venda para o consumidor tornou-se bastante comum nos últimos meses
Carro

Carro | Imagem: Reprodução internet

Gostaria de saber se as tais "recompra garantida" são vantajosas para o consumidor? Desde já agradeço! - pergunta enviada por José 

José obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato, hoje diversas marcas por meio de seus serviços financeiros estão oferecendo a chamada "recompra garantida", um tipo de financiamento onde é possível deixar uma parcela maior da operação para ser quitada no fim do contrato, utilizando, para isso, parte do valor do automóvel.  

Creio que esse tipo de aquisição é interessante para o consumidor que gosta - ou tem como padrão - trocar de carro com uma periodicidade regular e não muito elástica, seja ela 12, 24 ou 36 meses, buscando ficar sempre com um automóvel novo e mais moderno na garagem. A vantagem seria uma previsibilidade na hora da substituição do automóvel, uma vez que a fabricante deixa claro quanto vai pagar pelo automóvel no último mês do contrato, geralmente um percentual estabelecido tomando como base alguma pesquisa de referência (85% da tabela Fipe, por exemplo). 

A marca ganha fidelizando o cliente, oferecendo até taxas de juros mais convidativas dependendo do caso, e o consumidor não terá que se preocupar com a venda do veículo, etapa que ainda causa certo desconforto para algumas pessoas.  

Contudo, é fundamental ficar alerta uma vez que a recompra pode não ser tão garantida assim. Certos bancos/financeiras responsáveis pelos financiamentos podem estabelecer uma série de cláusulas para a recompra do carro pelo percentual acordado. Algumas, por exemplo, determinam uma franquia de quilômetros que pode ser mensal ou anual e podem exigir que todas as revisões sejam feitas nas concessionárias da marca. Outras controlam até o estado do carro na hora do fim do contrato, podendo se negar a pagar o valor combinado se o automóvel apresentar alguns pequenos danos na carroceria. Portanto, é bom ler com muita atenção os contratos antes de fechar negócio e ver se as condições são condizentes com o uso que você faz do carro. 

Em resumo, creio que o novo sistema de fidelização das marcas chamado de recompra garantida pode atender muito bem àqueles que têm predileção por determinada montadora e buscam rodar sempre com um automóvel mais recente. Como dito, só é fundamental ver se as condições de aquisição são coerentes e estão de acordo com seu perfil. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru