Ford Ka, Renault Sandero ou Chevrolet Onix?

Leitora está em dúvida entre os três modelos com motor 1.0 e quer saber qual é o mais econômico
Ford Ka 2015

Ford Ka 2015 | Imagem: Ford

Olá Cézar, estou prestes a comprar meu primeiro carro e estou na dúvida entre o Ford Ka 1, Renault Sandero 1.0 e o Ônix LT. Gostaria de saber a sua opinião no quesito economia de combustível e manutenção. Desde já agradeço e gostei muito da sua página - pergunta enviada por Synara Santos 

Synara obrigado por enviar sua pergunta, também agradeço pelo elogio sobre o site. Contamos sempre com sua audiência!

Com relação aos três hatches compactos, é interessante começarmos nossa análise pelos números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), já que o baixo consumo de combustível é um item importante para você.

Considerando todos com motorização 1.0, o Chevrolet Onix é o único que ainda conta com motor 4 cilindros, o qual foi aprimorada na linha 2017 e permite ao modelo alcançar parciais de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, portanto um consumo médio de 14,1 km/l. Estou considerando aqui todas as médias com gasolina.

O Renault Sandero recentemente estreou o novo motor 1.0 SCe, o único até o momento com três cilindros e comando de válvulas variável tanto na admissão quanto no escape. Equipado com a novidade, o Sandero 1.0 entrega média de 14,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, portanto empatando com o Onix na média.

O Ford Ka, por sua vez, um dos primeiros 1.0 com 3 cilindros no segmento, alcança segundo o PBEV até 13,5 km/l de média na cidade e 15,7 km/l na estrada, ou 14,6 km/l em um percurso combinado.

Logo, o hatch compacto da Ford é melhor entre os três quando o assunto é economia de combustível.

O Ka também repete o feito quando o assunto são os custos de manutenção. Realizar as três primeiras revisões, com intervalo de 10.000 km entre elas, totaliza R$ 1.040. Para o mesmo período a rede Chevrolet cobra 1.252 para o Onix. Até o momento a Renault não disponibilizou os valores das revisões para o Sandero equipado com o novo motor 1.0 SCe, porém, pelo menos quando equipado com o motor 1.0 16V e ar-condicionado, o custo era de R$ 1.516, o que nos serve como uma base de comparação.

Logo, o Ford mostra-se a escolha mais interessante quando avaliado sob o ponto de vista do custo de manutenção e economia de combustível. Mesmo assim, o modelo é uma opção bem interessante entre os hatches compactos ao oferecer um bom pacote de itens de série, já com rádio, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos. Ele também conta com um interior bem espaçoso, suficiente para quatro adultos, e seu porta-malas está na média dos rivais.

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru