Estou com duvida entre os seguintes modelos, avaliados na minha cidade HB20 Rspec, Fit LX manual, New Fiesta Titanium, consegui no Fiesta 64.000, e esse será o meu primeiro carro, e estou com dificuldade em escolher qual seria o melhor. Desde ja grato! - pergunta enviada por Gustavo Siqueira 

Gustavo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito interessante e nos mostra como na hora da negociação o preço obtido pode fazer muita coisa mudar. 

Entre os três modelos, nessa situação já começaria deixando o Hyundai HB20 R spec de lado não por ele ser uma opção ruim, longe disso, mas porque os outros dois modelos entregam bem mais. Além disso, a versão "esportivada" pode levá-lo a ter que pagar um valor mais alto na hora de contratar o seguro. 

Sendo assim, Gustavo, ficamos entre o Honda Fit LX manual e o Ford New Fiesta Titanium, disponível nessa versão somente com o câmbio de dupla embreagem e 6 velocidades. 

Considero que o Fit entrega um projeto bem melhor em relação ao New Fiesta, com bem mais espaço interno, praticidade no uso e porta-malas mais generoso. Além disso, sua estrutura é segura e muito avaliada nas testes de colisão. O Honda também traz um eficiente motor 1.5 16V que trabalha muito bem em conjunto com o câmbio manual. 

A grande questão, que de fato ajuda a decidir a questão enviada pelo Gustavo, é o custo-benefício. O Honda Fit LX manual é tabelado em R$ 62.100 e traz apenas o essencial que se espera em um carro nessa faixa de valor. Seu rádio, inclusive, é simples e nem conta com CD player. Até mesmo o computador de bordo é ausente dessa versão. Outro problema é que o câmbio automático é um item muito valorizado no Fit e ao optar pelo monovolume com transmissão manual você poderá ter um problema na hora da revenda. 

O Ford New Fiesta Titanium, que você consegue pelo excelente valor de R$ 64.000, é um pouco mais caro que o Honda Fit, porém dá um show na lista de equipamentos de série, com 7 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16", ar-condicionado automático digital e a central multimídia Sync com os interessantes sistemas App Link e Assistência de Emergência, que é capaz de acionar o resgate em caso de emergência. 

O motor 1.6 16V com comando de válvulas variável do New Fiesta também é tão eficiente quanto o do Fit, porém o único sinal de alterta envolvendo o modelo diz respeito à transmissão PowerShift, que apresentou vários relatos de quebras por parte dos donos tanto do hatch como do EcoSport com o mesmo câmbio. A Ford, contudo, alega já ter descoberto a causa do problema e inclusive fez um recall para reparar os veículos que apresentaram problemas. 

Já sobre o interior, o Ford poderia oferecer mais espaço para os passageiros do banco traseiro, contudo, como o Gustavo procura seu primeiro carro, essa é uma necessidade que não deverá ser primordial no momento. Portanto, Gustavo, graças a sua ótima negociação, vale a pena optar pelo Ford New Fiesta Titanium. 

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios