Futuro SUV pequeno da Fiat (projeto 363) poderá ter versão para PcD?

Leitor já está de olho na novidade da marca italiana e pediu nossa análise
Imagem antecipando a possível silhueta do projeto 363 da Fiat

Imagem antecipando a possível silhueta do projeto 363 da Fiat | Imagem: Divulgação

Há possibilidade de haver um catálogo do projeto 363 SUV FIAT para o público PCD? - pergunta enviada por Marcos

Marcos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato o projeto 363 será o principal lançamento da Fiat neste ano aqui no Brasil e é uma estreia bastante aguardada, uma vez que deverá, ao lado do futuro modelo nacional da Citroën, estabeler as bases do segmento de SUVs pequenos, com comprimento na faixa de 4 metros, portanto menores em relação ao que adotamos como SUVs compactos (Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, etc.). 

Já sabemos que a ideia da Fiat, com o projeto 363, é atuar no segmento de crossovers abaixo de R$ 100 mil, até mesmo pelo fato da Stellantis, conglomerado no qual a marca italiana está inserida, já contar hoje em dia com o Jeep Renegade em uma segmentação superior. Logo, a ideia do futuro SUV pequeno será oferecer um preço competitivo. 

Somando essa característica do projeto 363 com a elevada representatividade que o segmento PcD representa na comercialização de carros 0 km, é plausível considerarmos que a Fiat pode preparar uma versão específica do futuro modelo destinada à compra com isenção. 

De acordo com rumores sobre o futuro modelo derivado do projeto 363, ele deverá ter como opções mecânicas o motor 1.3 Firefly hoje em dia aplicado em modelos como Argo, Cronos e Strada associado ao câmbio manual ou automático CVT. Além do propulsor em questão, o inédito 1.0 turbo da família GSE também deverá figurar nos catálogos topo de linha. 

A opção PcD do projeto 363 poderia tomar como base o motor 1.3 e a caixa automática de relações continuamente variáveis, quem sabe até preservando alguns equipamentos muito desejados hoje em dia como a central multimídia, câmera de ré e sensor de estacionamento. Muitos desses recursos (exceto o sensor de estacionamento) figuram no catálogo R8Z do Chevrolet Tracker (modelo maior e mais caro) para PcD, que hoje encontra-se com os pedidos suspensos. 

É fato que a situação hoje em dia está muito desafiadora para a indústria automotiva, que precisa lidar com um complexo cenário de quebra da cadeia de fornecimento de peças e insumos. Com isso, talvez na época do lançamento do projeto 363 (fim de 2021) uma eventual versão PcD poderá não ser anunciada logo na estreia, mas nada impedirá que a Fiat considere investir em uma variante para a compra com isenção na medida em que a produção retomar a patamares próximos da normalidade e as regras tributárias envolvendo a compra de automóveis pelos consumidores com deficiência tornarem-se mais claras. Hoje, por exemplo, não sabemos se a Medida Provisória 1034/2021 será ou não convertida em lei.  

Espero ter ajudado! 

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