Hatch para ficar por 5 anos: VW Fox ou um Fiat Argo Trekking?

Leitor está em dúvida entre os dois modelos e leva em consideração o custo-benefício
Volkswagen Fox e Fiat Argo

Volkswagen Fox e Fiat Argo | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa tarde César! Solicito preciosa ajuda e lhe agradeço antecipadamente. Qual a melhor escolha, custo-benefício para 5 anos? Volkswagen Fox 2020 ou Fiat Argo Trekking 2020. Muito grato e parabéns pelo trabalho que acompanho - pergunta enviada por Helmuth

Helmuth obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Questão bastante interessante colocada por você, em especial por apontar como um dos modelos de sua escolha o Volkswagen Fox, hatch que ainda continua entregando um conjunto bem competitivo dentro da categoria. 

Atualmente o Fiat Argo Trekking com motor 1.3 e câmbio manual é tabelado em R$ 61.490. Por um pouco menos (R$ 57.290) você leva para casa o Fox em sua atual versão topo de linha Xtreme. 

Antes, uma observação nada favorável é que tanto o Argo quanto o Fox aqui considerados não contam com os controles de tração e estabilidade, recursos importantes do ponto de vista da segurança ativa. 

Sobre a lista de equipamentos de série dos dois modelos, o Fox Xtreme é ligeiramente mais generoso, acrescentando itens como rodas de liga leve aro 16", câmera de ré, piloto automático e revestimento de couro para o volante. Nos dois hatches você encontrará central multimídia, sensor de estacionamento, computador de bordo, entre outros recursos, sendo que como diferenciais do Argo na versão Trekking figuram os pneus de uso misto e uma boa altura em relação ao solo, atingindo 21 cm e superando até mesmo a encontrada em alguns SUVs compactos. 

Por se tratar de um modelo com projeto mais recente, o Argo Trekking traz um conjunto mecânico bem eficiente. Apesar do motor de menor deslocamento (1.3), o Argo Trekking oferece desempenho até melhor em relação ao Fox Xtreme com seu 1.6 8V, além do propulsor do Fiat se notabilizar pelas ótimas médias de consumo. 

É inegável que o Argo Trekking terá uma trajetória bem longa pela frente, algo que vale a pena você considerar uma vez que vai ficar mais tempo com o carro. O Fox seguirá em linha enquanto houver demanda pelo hatch, sendo que a tendência é que ele saia de linha no curto prazo. Ciente desse fato, a Volkswagen pratica hoje um valor muito competitivo para o Fox Xtreme. Logo, podemos dizer que você não perderá muito dinheiro ao optar pelo VW mesmo se ele for descontinuado em um horizonte de cinco anos. 

Colocando tudo na balança, ao ser mais barato, melhor equipado e não ficar devendo em nada para o Argo Trekking no quesito segurança, creio que o Fox desponta como a opção mais equilibrada nessa disputa. 

O Fox Xtreme conta com bom acabamento, espaço interno muito bem resolvido e comportamento dinâmico correto, o que é realçado pelo ótimo câmbio manual de 5 marchas e o desempenho aceitável de seu motor. 

Se você não se importar com o fato de que ele pode sair de linha dentro de um a dois anos, creio que ao optar pelo VW você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru