Hatches seminovos automáticos: Nissan March, Peugeot 208 ou Citroën C3?

Leitora está em dúvida entre os dois franceses modelo 2017 e o Nissan March modelo 2018
Citroën C3 2018

Citroën C3 2018 | Imagem: Divulgação

Boa tarde! Após muitas pesquisas permaneço na dúvida entre 3 veículos. Um é um nissan march automático 2018 (câmbio cvt), um peugeot 208 2016/17 (câmbio automático de 4 marchas) e o primo dele, C3 2016/17 com o mesmo câmbio do peugeot. Me parece que o primeiro é mais econômico, mais esperto, motor robusto, manutenção mais barata e menor desvalorização. No entanto é mais feio, menos seguro e menos confortável. O peugeot ganha na quantidade de adicionais, conforto e design, mas todos dizem que em termos de manutenção é uma bomba, além do câmbio ser bastante obsoleto e propiciar altos gastos e baixo desempenho. Já sobre o C3, escuto os donos dizerem que o amam, mas o câmbio é o mesmo do primo, o que me faz ficar com o pé atrás.Peço sua ajuda para dizer qual a melhor compra, minhas principais preocupações são custo de manutenção e consumo. Agradeço, desde já, a ajuda - pergunta enviada por Carolina 

Carolina obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua análise é cirúrgica, apontando precisamente os pontos fortes e fracos dos hatches selecionados por você. 

Se a questão do consumo é preponderante é mais indicado você optar pelo Nissan March. 

O conjunto mecânico do hatch japonês é bem mais eficiente, sobretudo pela tecnologia empregada na transmissão CVT. Com isso, o March entrega desempenho bem mais convincente e menor consumo em relação ao Peugeot 208 e o Citroën C3. 

Traduzindo em números, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, um Peugeot 208 automático 4 marchas registra parciais de 11,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. O Nissan March CVT alcança 11,7 km/l também na cidade, porém a média rodoviária sobe para 14,5 km/l com o mesmo combustível.  

O motor 1.6 16V flex que figura no 208 e no C3 é muito bom, porém o câmbio automático com apenas 4 marchas tira uma boa parte do brilho desse propulsor, algo que foi corrigido quando a Peugeot e Citroën passaram a adotar a caixa automática 6 marchas na dupla. 

Eu concordo com você e também acho que o Nissan March poderia oferecer um acabamento interno melhor, bem como um design mais arrojado, porém ele convence pela parte técnica. Além disso, seu custo de manutenção também é baixo e ele, de maneira geral, oferece uma boa robustez. 

Logo, creio que ao optar pelo March CVT você fará uma escolha melhor. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru