Híbridos: optar por um Fusion Hybrid 2018 ou um Corolla Altis Hybrid novo?

Leitor está considerando a compra de um dos dois sedãs com propulsão alternativa e quer nossa opinião
Toyota Corolla e Ford Fusion

Toyota Corolla e Ford Fusion | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Dúvida de compra. Qual seria a melhor opção:Ford Fusion 2018 híbrido ou Corolla Altis Híbrido zero km? Pois o preço é quase igual. O que o senhor me recomenda? Obrigado - pergunta enviada por Nilvam 

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Creio que entre os dois modelos, vale mais a pena hoje em dia optar pelo Toyota Corolla na configuração Altis Hybrid em especial por alguns pontos relevantes. 

O principal deles diz respeito ao fato do Corolla híbrido também aceitar etanol. Claro que quem busca um carro com este tipo de conjunto propulsor está de olho principalmente na economia de combustível, mas é interessante destacarmos que um automóvel híbrido rodando com etanol agride muito menos a atmosfera quando levamos em consideração o volume de gases tóxicos emitidos e a origem vegetal do combustível, um tipo de avaliação conhecida como do poço à roda. Segundo especialistas, dependendo do país em que circula, um veículo híbrido a etanol pode ser até menos poluente do que um carro elétrico, sobretudo em regiões mais dependentes da geração de energia por usinas termoelétricas, por exemplo. 

Em números seguindo o padrão do Inmetro/Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, um Corolla Altis Hybrid é capaz de alcançar consumo médio de 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Utilizando etanol, as parciais ficam em 10,9 e 9,9 km/l, respectivamente. Um Fusion Hybrid, que só aceita gasolina, entrega valores de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. 

Vale a pena destacar que, ao optar pelo Corolla Altis Hybrid, você será beneficiado por uma cobertura mais longa da garantia de fábrica para o conjunto híbrido e poderá usufruir do sedan sem preocupações com o conjunto de baterias, por exemplo, por um bom tempo. 

Ainda conta a favor do Toyota a produção local, o que reduz o preço e facilita a oferta de peças de reposição. Em especial por falarmos de modelos com mecânicas mais sofisticadas, esse é um atributo fundamental. 

Importante ressaltarmos que o Fusion terá sua produção encerrada no México neste ano, inclusive ele já não é mais vendido aqui. Logo, a tendência é que a desvalorização do sedan médio-grande torne-se um pouco mais acentuada daqui em diante. De qualquer forma, o Fusion ainda conta com um porte mais imponente em relação ao Corolla e sua lista de equipamentos de série é ainda melhor que a do Toyota. Só no Fusion Hybrid você encontrará recursos como o assistente de estacionamento, alerta de pontos cegos e até mesmo o pacote de 8 airbags com a inovadora bolsa inflável também nos cintos traseiros. 

O Corolla Altis Hybrid, de qualquer forma, além da destacada eficiência traz como itens de série recursos avançados de tecnologia como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, entre outras conveniências também oferecidas pelo Fusion. O sedan médio evoluiu consideravelmente nesta que é sua 12ª geração, oferecendo ganhos notáveis no comportamento dinâmico, conforto e estabilidade direcional. 

Por fim, vale a pena reiterar a boa aceitação do Corolla no mercado nacional, o que lhe rende ótima liquidez entre os carros usados e uma destacada preservação de seu valor de revenda. 

Com isso, creio que ao optar pelo representante da Toyota você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru