Honda Civic EX ou um Volkswagen Nivus Highline?

Leitor está em dúvida entre os dois modelos na faixa de R$ 120 mil e pediu nossa ajuda
Volkswagen Nivus e Honda Civic

Volkswagen Nivus e Honda Civic | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa noite amigo! Estou trocando meu Jeep Renegade e estou com muita dúvida em relação ao Volkswagen Nivus Highline que está custando 117 k e o Honda Civic EX que está custando 128 k… Embora eles tenham essa diferença de preço, eu consigo comprar qualquer um dos dois. Minha dúvida é se realmente vale a pena comprar um carro mais barato e que acabou de ser lançado, como o Nivus ou investir na credibilidade e confiança da Honda. O Nivus tem muito plástico por dentro e o espaço é bem limitado, tendo em vista que ele é basicamente o polo… já o Civic é lindo e super confortável, mas essa notícia que ele não será mais produzido no Brasil e que talvez nem vai ter mais aqui… Me ajude meu amigo, estou perdido. Sou casado e não queremos ter filhos, rodo pouco, cerca de 20 km dia. Grande abraço e te aguardo - pergunta enviada por Alexandre 

Alexandre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Questão muito boa proposta por você. Para começarmos a análise precisamos levar em consideração alguns pontos relevantes do VW Nivus e do Honda Civic

O modelo da VW, como você detalha na pergunta, é amplamente baseado no VW Polo, portanto compartilha com o hatch o espaço interno apenas suficiente para quatro adultos e uma criança. Seu porta-malas de 415 litros, entretanto, é um de seus diferenciais positivos. 

Por contar com um projeto recente, merecem destaque no Nivus dois recursos de tecnologia importantes, no caso o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro e o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, ambos ausentes no Honda. 

O Civic EX, por sua vez, atua em um segmento superior em relação ao Nivus e muito disso pode ser encontrado em sua concepção mecânica. O sedã conta com suspensão independente nas quatro rodas (com layout multibraço no eixo traseiro), além do maior porte, o que se reflete em uma cabine maior e mais confortável, além de um ótimo porta-malas de 519 litros na versão EX. 

Se fica devendo os recursos de tecnologia, o Honda Civic EX se equipara ao VW Nivus Highline com relação ao nível de itens de série, com destaque para o revestimento interno de couro, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital (com 2 zonas no Honda), entre outros. 

O Nivus Highline ainda oferece alguns itens adicionais, como o sensor de estacionamento dianteiro. A central multimídia presente no Honda também é um aparelho que hoje pode ser considerado convencional. Ele oferece suporte aos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, mas conta com uma tela mais discreta (7" contra 10" do VW) e não traz recursos mais avanços como encontramos na VW Play. 

De todo modo, Alexandre, creio que o Honda é um produto que oferece um conjunto mais interessante, mesmo ficando devendo em tecnologia. 

Creio que o fato do Civic nacional ser descontinuado a partir de 2022, informação que noticiamos com exclusividade no AUTOO, pode impactar marginalmente no modelo olhando para o mercado de usados. O sedã é um automóvel consagrado em sua categoria e carrega consigo uma excelente reputação, o que vai preservar sua liquidez na hora da revenda. Como a Honda seguirá suas atividades normais no país, realizando apenas uma adequação em seu portfólio nacional, você não terá problemas com peças de reposição ou algo semelhante.  

Logo, creio que ao optar pelo sedã você fará uma escolha mais sensata. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru