Honda HR-V EXL 2020 ou um VW T-Cross Comfortline 2021?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs compactos e pediu nossa ajuda
Honda HR-V e Volkswagen T-Cross

Honda HR-V e Volkswagen T-Cross | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa noite César Tizo! Parabéns ao trabalho de sempre que acompanho à tempo. Qual na sua opinião para um casal de 60 anos (aposentados) amantes de aventura/esporte para ficar uns 10 anos com o carro , pensando no custo benefício (conforto s segurança; considerando os preços próximos : VW T-Cross Comfortline 2021 ou Honda HR-V EXL 2020 ? Obrigado pela escolha melhor - pergunta enviada por Helmuth

Helmuth obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sem dúvida estamos falando de dois excelentes automóveis, no caso o Volkswagen T-Cross 2021 na versão Comfortline (R$ 112.120) e o Honda HR-V EXL 2020 (R$ 117.400). 

Temos nos dois modelos um bom nível de equipamentos de série, com destaque para os 6 airbags nas versões aqui reunidas e os controles de tração e estabilidade. Além disso, a dupla conta com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, entre outros itens. Por contar com um projeto mais moderno, o T-Cross traz diferenciais de estilo como o painel de instrumentos digital, seletor do modo de condução e o sistema de chave presencial. O HR-V, por sua vez, sai de fábrica com revestimento interno de couro como um item de série e oferece a comodidade do freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, além do acendimento automático dos faróis graças ao sensor crepuscular.  

Logo, nos dois SUV encontramos um custo-benefício bem parelho, mas creio que o Honda HR-V EXL entrega um conjunto mais interessante por alguns motivos que vou listar abaixo. 

Começando por sua arquitetura compartilhada com Fit e City, o Honda HR-V alcança um aproveitamento de espaço singular em sua cabine, oferecendo muito espaço interno e versatilidade para 5 adultos. A cabine do T-Cross está longe de ser ruim, mais vale a pena citar que o VW não traz um mecanismo de rabatimento dos bancos traseiros tão simples de operar como o Honda e o porta-malas do T-Cross (373 litros) está longe dos 437 litros do HR-V. 

Apesar do conjunto mecânico convencional, composto pelo motor 1.8 16V flex e câmbio automático CVT, o Honda HR-V ainda é bastante convincente no quesito desempenho e economia de combustível, pouco devendo em relação ao T-Cross com seu moderno 1.0 TSI (turbo + injeção direta). 

Por fim, temos no HR-V um modelo com respostas dinâmicas tão equilibradas quanto a bordo do T-Cross, oferecendo bastante conforto aos passageiros em especial considerando as melhorias que seu conjunto de suspensão recebeu ao longo dos anos. 

Como disse no começo da resposta, creio que T-Cross e HR-V são dois competentes e excelentes SUVs médios, mas levando em consideração as versões reunidas aqui e os valores, o Honda mostra-se um produto mais equilibrado sob diversos aspectos. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru