Guru bom dia, SUV médio, Mercedes-Benz GLA 200, Audi Q3, BMW X1, Honda HR-V, Jeep Compass? Zero, ou seminova - pergunta enviada por Carlos Senkiio 

Carlos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre excelentes modelos, todas boas opções no segmento de SUVs mesclando modelos de luxo com marcas do mainstream.

Entre os cinco SUVs reunidos por você, o que mais se destaca, na minha opinião, é o Audi Q3.

O modelo da Audi entrega uma excelente combinação entre economia de combustível e desempenho ao combinar não só o turbo e a injeção direta em seu propulsor 1.4, mas também graças ao start-stop e à rapidez nas trocas de marchas do câmbio de dupla embreagem com 6 marchas.

Vale destacar que a partir de fevereiro deste ano o Audi Q3 nacional também passou a aceitar etanol, o que torna ainda mais interessante. Claro que o BMW X1 poderá lhe oferecer ainda mais desempenho graças ao seu propulsor 2.0 turbo, porém o Q3 já é um carro tão equilibrado que fica difícil justificar onde você precisa de mais performance do que ele naturalmente entrega.

O Mercedes-Benz GLA 200, com seu 1.6 turbo, tem o mesmo apelo de eficiência do Audi Q3, porém não me agrada o acesso à cabine, em especial no banco traseiro. É comum pessoas mais altas rasparem a cabeça no teto, algo que não agrada em especial em um modelo de luxo. O aproveitamento do espaço interno também é melhor no Audi.

Já o Honda HR-V e o Jeep Compass também são bons produtos, mas quando a gente os compara com veículos de categoria acima, como é o caso dos SUVs de luxo, fica difícil para eles se equipararem em termos de sofisticação de projeto. Basta dizer, por exemplo, que nenhum deles conta com start-stop e, em termos de desempenho, o Q3 e os demais SUVs das marcas alemãs são superiores.

Com relação à segunda parte de sua pergunta, sobre se você deve optar pelo modelo usado ou seminovo, valem duas análises importantes a se levar em conta. Ao optar por um Q3 seminovo, com dois a três anos de uso, você consegue até encontrar as versões 2.0 com tração integral por um preço mais interessante, porém eles não são flex. Se você não faz questão de rodar com etanol, é algo interessante a se considerar. Só fique atento se as mantenções foram cumpridas à risca e toda a documentação está em dia também. A partir da linha 2016, portanto com cerca de um ano de uso, você encontra as primeiras unidades do Q3 1.4 TFSI. Como os preços são semelhantes, talvez optar pelo Q3 2.0 seja mais interessante. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios