Boa tarde. Tenho uma duster dynamique 1.6 2013 com 55000 km; penso em trocar mas estou em dúvidas se pego uma captur ou mudo de marca. Quero priorizar a segurança dos passageiros com airbags, ótima estabilidade nas curvas e bom espaço interno. Você poderia sugerir algo com um bom custo/benefício? Grata!!! - pergunta enviada por Nanci Braga 

Nanci obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Na segunda quinzena deste mês a Renault vai apresentar o Captur com aquele que deverá ser o seu melhor conjunto mecânico, no caso o motor 1.6 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. A dupla é a mesma que figura no Nissan Kicks, seu primo dentro da aliança entre as duas montadoras, e deverá trazer para o SUV compacto um nível bem maior de eficiência. Atualmente o Captur 2.0 16V com o defasado câmbio automático de 4 marchas deixa muito a desejar nesses dois atributos.

Na versão Intense, que será uma das duas opções com o motor 1.6 16V e o câmbio CVT, o Captur oferece um bom pacote de segurança com destaque para os controles de estabilidade e tração. Além disso, o Captur Intense também conta com 4 airbags. Logo, no quesito segurança o modelo cumpre suas exigências.

O mesmo vale para o espaço interno. Cinco pessoas se acomodam com conforto a bordo a bordo do SUV e o porta-malas, com capacidade para 437 litros, está entre os melhores do segmento. O Captur tem um traço bem interessante de seu projeto que é a posição de dirigir ainda mais elevada do que encontramos em muitos concorrentes diretos, o que tende a agradar ainda mais aqueles que buscam um modelo dentro do segmento.

Por fim, em termos de comportamento dinâmico o Renault Captur entrega o que se espera dentro da categoria. Ele é um modelo de reações neutras e seguras, oferecendo a boa estabilidade nas curvas que você deseja.

Logo, creio que o Captur surge como uma boa opção para você trocar seu Duster, porém recomendo a você aguardar a versão Intense 1.6 CVT. Ainda não sabemos o preço que ela chegará às lojas, mas considerando a gama atual do Captur podemos apostar em um custo-benefício favorável.  

Uma alternativa ao modelo pode ser o Nissan Kicks, que agora é fabricado no Brasil e conta com a interessante versão SV com o Pack Plus, que acrescenta ao modelo os airbags laterais e de cortina (totalizando 6 bolsas infláveis), além do revestimento interno de couro. A vantagem do Kicks reside no comportamento dinâmico um pouco mais refinado em relação ao do Captur, porém a sensação de espaço no Renault é maior.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios