Hyundai Creta ou Volkswagen Nivus?

Leitor quer saber quais são os pontos fortes dos dois modelos e pediu nossa análise
Hyundai Creta e Volkswagen Nivus

Hyundai Creta e Volkswagen Nivus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Hyundai Creta ou Volkswagen Nivus? O que cada um entrega de diferencial? - pergunta enviada por Fabio 

Fabio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como você pede na pergunta, vou apontar os pontos fortes de cada modelo para que você possa efetuar sua escolha. 

Começando pelo Hyundai Creta, modelo bastante consolidado no segmento de SUVs compactos, podemos começar apontando como um de seus principais destaques o próprio porte do modelo, com uma carroceria mais robusta e que quase remete a um segmento superior. Além disso, grandes virtudes do Hyundai Creta residem no amplo espaço interno e em seu porta-malas, um dos maiores do segmento e capaz de acomodar 431 litros de bagagem. 

Com isso, o Creta se projeta como a melhor opção se você está em busca de um SUV familiar e capaz de transportar todos os passageiros com muito conforto. A garantia de 5 anos também é um diferencial do modelo, assim como seu rodar silencioso e equilibrado, tipicamente remetendo à escola asiática.   

Como nem tudo são flores, é claro que o Hyundai Creta tem algumas questões que precisam ser revistas. Suas versões 1.6 16V com câmbio automático deixam muito a desejar no quesito eficiência, com consumo elevado e desempenho aquém do esperado. Sua configuração mais interessante hoje em dia é a Prestige (R$ 111.990) por conta da motorização 2.0 16V, que, se não é uma referência em consumo, ao menos entrega uma performance mais interessante ao SUV compacto. Se comparado com versões equivalentes de SUVs compactos mais modernos, o Creta também deve um conteúdo avançado de tecnologia e assistentes de condução, como é possível encontrar em Volkswagen T-Cross nas versões Comfortline ou Highline e Chevrolet Tracker na configuração Premier. 

O Volkswagen Nivus, por sua vez, tem um projeto recente e em sintonia com novas demandas do público. Seu design, que remete a um SUV-cupê, é cativante e um grande argumento de venda do modelo. Sua mecânica baseada no motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) é sofisticada e eficiente, assim como ele oferece itens de ponta na versão topo de linha Highline, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o controle de velocidade adaptativo. 

Amplamente baseado no Polo, o Nivus compartilha com o hatch seu habitáculo, portanto o espaço interno do Nivus é mais restrito, atendendo muito bem um solteiro (a) ou um casal sem filhos. Apesar do porta-malas com interessantes 415 litros, o apelo do Nivus não é propriamente o uso familiar. Portanto, é bom levar em consideração esse ponto. 

De maneira geral, se levarmos em conta apenas os produtos em si, colocando à parte o perfil de uso, o modelo da Volkswagen reúne mais pontos favoráveis, uma vez que tem mecânica moderna, nível de equipamentos superior e custo-benefício equilibrado. 

Basta você levar em consideração o que cada um entrega para escolher aquele que melhor atende os atributos que espera encontrar em seu próximo automóvel. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru