Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Honda Fit ou um Toyota Yaris?

Leitor está em dúvida entre os quatro hatches e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Honda Fit, Toyota Yaris, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix

Honda Fit, Toyota Yaris, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Pretendo comprar um carro e estou pesquisando entre os modelos (automático) Hyundai HB20 x Toyota Yaris x Honda Fit e Chevrolet Onix. Qual seria o ideal em relação custo x benefício? Outro detalhe, várias pessoas dizem que é melhor comprar um seminovo (2018) ao invés de "0" Km. Vale a pena mesmo - pergunta enviada por Marcelo 

Marcelo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sobre os quatro modelos que você selecionou, acho interessante você centrar sua escolha em dois deles, no caso o Honda Fit e o Toyota Yaris. 

Eu deixaria, nesee momento, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 de lado porque é muito provável que eles recebam alterações profundas neste ano. Logo, se você comprar um deles agora, a tendência é que em questão de meses você fique com um carro desatualizado. Além disso, nem o Onix e nem o HB20 oferecem os controles de tração e estabilidade sequer como opcional, uma dupla de segurança muito importante e que já é um item de série no Yaris e no Fit. 

Pensando no custo-benefício e nas características gerais dos dois modelos com a transmissão automática, tanto o Honda Fit bem como o Toyota Yaris são mais interessantes em suas configurações LX e XL Plus Tech, respectivamente. 

Entre os dois, creio que vale mais a pena optar pelo Honda Fit LX 2019 uma vez que o monovolume ainda traz uma cabine bem mais interessante que o Yaris, sendo que o Fit se destaca frente aos concorrentes quando levamos em conta o aproveitamento do espaço interno e a versatilidade que seu sistema de rebatimento de bancos oferece. 

Além disso, assim como o Yaris, o Fit também conta com um conjunto mecânico bem eficiente, sendo que a dupla aposta no câmbio CVT para ajudar na redução do consumo. A vantagem do Fit LX é que ele conta com o motor 1.5 16V enquanto o Yaris XL Plus Tech traz o propulsor 1.3 16V sob o capô, o que faz com que o Fit entregue um nível de desempenho ligeiramente superior. 

Sobre a segunda parte se sua pergunta, se vale a pena comprar o modelo com um ano de uso, é importante ponderarmos várias questões. A vantagem de optar pelo carro seminovo é que você não vai arcar com os custos de emplacamento e também já terá parte da desvalorização inicial bem amortizada, o que é interessante do ponto de vista financeiro. É necessário notar, contudo, que você precisa pesquisar por uma unidade seminova que esteja com o preço realmente interessante, caso contrário na negociação de um carro novo você poderá até encontrar formas de pagamento mais vantajosas. 

Em resumo, só vale a pena mesmo optar por um modelo com um ano de uso se o preço estiver realmente coerente com o praticado pelo mercado. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru