Olá César, achei seu site por acaso na net e gostei muito das suas sugestões, por isso estou enviando minha dúvida. Vou adquirir meu primeiro carro e estou em dúvida com três modelos: HB20S, Toyota Etios Sedã e Honda Fit. Pesquisei muitas informações na internet sobre os três modelos, e confesso que o Honda Fit e o HB20S estão lado a lado devido aos itens de série e design. Para mim, o Etios tem um design esquisito, principalmente, o painel interno, com os marcadores de velocidade no meio do painel. Ainda não fiz nenhum test drive, mas, mesmo assim, procuro uma opinião, considerando o melhor custo-benefício. Obrigada! - Pergunta enviada por Ariel Tavares 

Ariel obrigado por escrever para o Guru dos Carros! Espero ajudá-la da melhor forma possível.

Em primeiro lugar, você fez uma ótima pesquisa. Os três modelos que você destacou têm várias qualidades.

Talvez o Etios Sedã é que menos agrada pelo visual sem graça e o acabamento que não vai além de trazer o essencial. Contudo, o três volumes da Toyota oferece a mesma qualidade no rodar e mecânica que os modelos mais caros da marca. O "patinho feio" entre os três modelos, o Etios pode ter a "casca" mais bonita, porém ele é um modelo interessante para quem leva em conta apenas o aspecto racional da compra.

Percebo, contudo, que você está mais inclinada a optar pelo Honda Fit ou o Hyundai HB20S e me pede uma análise considerando o melhor custo-benefício. Como você não cita o tipo de câmbio que prefere, vou considerar os modelos equipados com a transmissão manual.

Sendo assim, vamos começar pelo Honda Fit. Recomendo a você considerar o monovolume a partir da versão LX, que é tabelada em R$ 60.600. A opção de entrada DX não conta com o sistema ULTRa de rebatimento dos bancos, um dos grandes atributos do modelo, portanto deixa de ser interessante.

O Fit LX traz de série apenas o essencial que se espera em um modelo nessa faixa de preço, como ar-condicionado, trio elétrico, rádio com entrada USB e Bluetooth e rodas de liga leve aro 15", apenas para citar os principais itens. O motor, como é comum na linha Fit, é o 1.5 16V de 116 cv com etanol e o câmbio, no caso, o manual de 5 marchas.

Já por um valor bem menor que o Fit LX, você pode levar para casa o HB20S 1.6 em sua versão manual mais equipada, no caso a Comfort Style de R$ 56.625. Nessa configuração o sedã é bem mais equipado e sai de fábrica com tudo o que o Fit LX oferece mais alarme, computador de bordo e um sistema de som mais robusto, que acrescenta MP3 player, conexões auxiliares e comandos de áudio e telefonia no volante.

Além disso, Ariel, o HB20S 2016 passa a contar com câmbio manual e automático de 6 marchas, o que ajuda a explorar ainda mais seu bom motor 1.6 16V. O desempenho dele é superior ao do Fit, assim como o consumo de combustível não é exagerado.

Por tudo isso, Ariel, a melhor escolha é o HB20S 1.6. 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios