"Guru, vi seu blog no Facebook e gostaria de ver se você pode me dar uma opinião. No caso da compra de um carro usado, até cerca de 20, 22 mil, qual você aconselharia? Tenho preferência por um modelo econômico (em manutenção e consumo) e completo (ar e direção hidráulica, principalmente). Vi entre as opções o Ford Ka (2ª geração) e o Corsa hatch, além do Renault Sandero." - Pergunta enviada por Bruno Rocha.

Bruno obrigado pela participação! Vamos para a sua resposta.

Antes de tudo, é bom destacar que no caso de um carro usado é bom não avançarmos em nossa busca para automóveis com mais de 3 anos de uso, pois a tendência é que acima desse prazo os carros começam a dar mais gastos de manutenção e nosso objetivo, como o Bruno pede na pergunta, é evitar dores de cabeça com idas à oficina.

Com isso em vista, e tendo que conciliar equipamentos de conforto como o ar-condicionado e direção hidráulica em um carro na faixa de R$ 20.000 a R$ 22.000, eu recomendo a você, Bruno, duas opções: o Fiat Palio Fire Economy e o Peugeot 207 XR, ambos 2012.

No caso do Fiat você só deverá se preocupar com o valor do seguro, por isso é bom cotar antes para o seu perfil o valor. Fora isso ele é um hatch que oferece ótimo custo-benefício, é econômico e sua manutenção não pesa no bolso.

Já a vantagem do Peugeot 207 é que ele conta com motor 1.4, portanto oferece mais desempenho em relação ao Palio. Mesmo assim ele não deixa de ser econômico e também oferece boa dirigibilidade. Os pontos negativos do 207, entretanto, ficam com a desvalorização mais acentuada e o espaço interno acanhado.

Com relação aos modelos que você cita na pergunta, Bruno, o Chevrolet Corsa Maxx com motor 1.4 flex sem dúvida nenhuma é uma ótima opção. Porém, para enquadrar o modelo no intervalo de preço que você busca, seria necessário partir para uma unidade 2010. Nesse caso, sugiro a você optar pelo Corsa somente se você achar uma unidade que vale a pena o investimento (situação geral do carro, quilometragem, documentação).

Já o Ford Ka e o Renault Sandero eu recomento evitar. O Ford por apresentar problemas constantes com relação à válvula termostática do motor. O Sandero, por sua vez, porque a versão mais interessante do modelo, a Expression 1.6 (fuja do Sandero com propulsor 1.0 pelo péssimo desempenho), você só encontrará com mais de 5 anos de uso considerando a faixa de preço solicitada.

 
 
Peugeot 207 2009
 
Peugeot 207 2009
Peugeot 207 2009
Fiat Palio 2012
 
Fiat Palio 2012
Fiat Palio 2012
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios