Jeep Compass Limited diesel, Chevrolet Equinox ou um Peugeot 3008?

Leitor deseja optar entre os três SUVs médios e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008

Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008 | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Gostaria de saber o que é mais interessante, um Jeep Compass Limited diesel, Chevrolet Equinox ou um Peugeot 3008. Se eu olhar pela emoção, acho que optaria pelo 3008. Estou certo ou errado? Gostaria que sua análise focasse pós-venda, custo com manutenção, dirigibilidade, conforto... - pergunta enviada por José Carlos 

José obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

De uma maneira geral, o que posso lhe responder é que, se você busca o modelo mais equilibrado dos três sem dúvida a escolha mais racional seria o Chevrolet Equinox Premier.

Começando a resposta por uma análise mais técnica e objetiva, você me pergunta sobre os custos com manutenção de cada um dos SUVs e aqui começamos a notar diferenças significativas. A Chevrolet cobra R$ 3.452 pelas revisões do Equinox até 60.000 km, o valor mais baixo entre os três modelos citados. No caso do Jeep Compass com motorização diesel, que pede revisões a cada 20.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, teoricamente você teria que visitar a concessionária apenas 3 vezes, porém gastaria no total R$ 3.912. A Peugeot, por sua vez, cobra exorbitantes R$ 4.747 nas revisões do 3008 até 60.000 com um detalhe relevante: o valor contempla as inspeções que a marca chama de "básicas". Existe também as revisões "recomendadas", o que eleva o preço total considerando o intervalo até 60.000 km para R$ 7.858!

Mesmo do ponto de vista emocional, como você cita na pergunta, o Chevrolet Equinox é o que oferece o apelo mais esportivo entre os três. É verdade que o Peugeot 3008 conquista pelo acabamento interno arrojado e muito bem pensado, mas o Equinox é o que detém, de longe, o melhor desempenho entre os três modelos reunidos. Além disso, para acompanhar a vitalidade de seu motor 2.0 turbo e do câmbio de 9 marchas, o Equinox conta com respostas equilibradas de suspensão, freios e direção, tornando-se uma ótima opção para quem deseja um SUV de apelo dinâmico mais realçado.

Partindo para o custo-benefício, o Equinox também se destaca frente aos concorrentes. Hoje o modelo na versão Premier conta com um pacote de itens de série invejável, muito superior aos rivais, e mesmo assim ainda preserva o valor de compra mais competitivo. Hoje tabelado em R$ 167.790, o Equinox Premier traz recursos avançados como o assistente de estacionamento, alerta de colisão frontal e detecção de pedestre com frenagem autônoma em caso de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, farol com comutação automática para o facho alto, entre outros recursos. Ponto positivo também é que o Equinox Premier conta com sistema de tração integral, recurso também presente no Compass Limited diesel e ausente em todas as versões do Peugeot 3008.

O Compass Limited diesel parte de R$ 176.990 e pode receber um pacote de tecnologia semelhante ao do Equinox Premier, porém seu preço sobe muito, atingindo R$ 185.690. Se acrescentarmos nessa configuração o teto solar panorâmico, que é de série no Equinox Premier, o preço do Jeep alcança impressionantes R$ 193.990. O Peugeot 3008 em sua versão topo de linha Griffe Pack é tabelado em R$ 166.990, mas, em relação ao Equinox Premier, ainda deve o assistente de estacionamento e, como mencionamos, não conta com tração integral, um recurso bem importante para a segurança ativa.

Por fim, você ainda encontra no Equinox Premier uma cabine muito espaçosa e um excelente porta-malas, o que o credencia como um ótimo carro familiar. Um ponto fraco do Equinox vai para o consumo elevado, porém é aí que ele cobra a conta pelo alto nível de desempenho.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru