Jeep Compass ou um Audi Q3?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs e quer a ajuda do Guru dos Carros
Audi Q3 2016

Audi Q3 2016 | Imagem: Divulgação

Guru, qual é mais viável a compra? Pensando em ficar 3 anos com o carro. Observando Comprar um Audi q3 ambiente (com pacote conforto) ou um Jeep Compass Traillhawk (com pacote hi-teck? Considerando a nova geração do audi q3 em breve sendo lançada, todavia, apesar de preços similires, o jeep compass traillwawk é mais completo.Por fim, não tenho tanta vocação de off road, todavia, considero também os pisos irregulares das nossas cidades... - pergunta enviada por Tulio Turibio

Tulio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sei que a escolha é difícil, ainda mais quando colocamos na balança um projeto recente como o do Jeep Compass, que tem nas versões a diesel justamente o foco nos SUVs premium alemães. 

Contudo, mesmo levando em conta a excelência do projeto do Compass, ainda sim minha recomendação recai pelo Audi Q3. O SUV de entrada da Audi por aqui ainda é um carro de muitas qualidades, por isso mesmo um rival de peso para o Compass.

Começo destacando o bom aproveitamento do espaço interno no Audi Q3, algo também notado no Compass, é justo dizer. O Q3 ainda tem a vantagem do amplo porta-malas e a tampa do compartimento com abertura elétrica na versão Ambiente, um recurso que ajuda em muito na comodidade.

Creio que o Audi Q3 se destaca mesmo frente ao Jeep Compass em especial quando começamos a levar em conta o comportamento dinâmico. Se você não precisa ou faz uso de um robusto sistema de tração 4x4 como o do Jeep Compass na versão Trailhawk, o Audi Q3 é um modelo que vai lhe entregar uma sensação ao volante mais prazerosa durante a condução. A suspensão do Audi é muito bem calibrada, com uma mescla ímpar entre conforto e acerto dinâmico. O Jeep Compass, por sua vez, ainda segue a tradicional receita norte-americana, com um conjunto mais suave.

Também joga ao lado do Audi Q3 a elevada eficiência de seu conjunto mecânico, com destaque para o motor 1.4 TFSI flex, que recebe turbo e injeção direta. Equipado com start-stop, o propulsor entrega consumo muito baixo e um desempenho animador. Você sente potência e torque de sobra a todo momento, um modelo que está longe de ser apagado. Mérito também do câmbio de dupla embreagem com 6 marchas que, diferentemente das transmissões do tipo com cárter seco, não emite ruídos desagradáveis e realiza trocas muito rápidas.

Por fim, o Audi Q3 ainda mostra o bom padrão de acabamento e montagem dignos de um carro alemão premium, que pode ser traduzido em baixo nível de ruído e peças bem encaixadas.

Por tudo isso, o Audi Q3 ainda seria minha escolha.

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru