Jeep Grand Cherokee V6 2014 ou um Audi Q5 2013?

Leitor deseja saber qual é a melhor escolha considerando revenda e manutenção
Jeep Grand Cherokee e Audi Q5

Jeep Grand Cherokee e Audi Q5 | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou na dúvida. Uma Jeep Grand Cherokee Limited 2014 v6 gasolina ou uma Audi Q5 3.0 v6 gasolina 2013. Considerando o preço idêntico de ambos , qual seria custo benefício frente a durabilidade, comércio e manutenção - pergunta enviada por Luiz

Luiz obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Vale destacar que você está entre duas competentes opções de SUVs médio-grandes com motorização V6. Em ambos você vai encontrar tração integral, ótimo espaço interno e nível de desempenho acima da média (porém com médias de consumo que acompanham a vitalidade dos respectivos motores). 

Em linhas gerais, Luiz, o Audi Q5 traz um conjunto mais eficiente, uma vez que o seu 3.0 V6 mescla as injeções direta e indireta e alcança até 40 kgfm de torque, cerca de 5 kgfm a mais do que o Grand Cherokee. Além de mais veloz (com um 0 a 100 km/h na casa de 6 segundos), ele também é mais econômico do que o Jeep, apontando parciais de 6,7 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada sempre com gasolina. 

Contudo, essa sofisticação adicional do Q5, até por ser um modelo premium, pode cobrar uma conta mais pesada na hora da manutenção. Em termos de mercado, sua liquidez tende a ser mais favorável na comparação com o Grand Cherokee, porém os custos com seguro e revisões superam os geralmente observados para o Jeep. 

No caso do Grand Cherokee, temos o bom motor 3.6 V6 associado ao excelente câmbio automático de 8 marchas fornecido pela alemã ZF, o qual é uma referência em termos de operação e robustez. O Jeep, entretanto, é mais lento em relação ao Q5, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, bem como suas médias de consumo gravitam em 6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada. 

Em resumo, creio que dentro dessa segmentação de mercado o Audi Q5 tende a ser uma escolha mais razoável. 

Apesar da mecânica mais sofisticada poder acarretar em gastos maiores com eventuais reparos, o SUV premium entrega um conjunto técnico superior. Aliado a isso, na categoria de preço e com essa proposta, o Q5 tende a contar com uma aceitação maior em relação ao Grand Cherokee na hora da revenda. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru