Melhor opção para táxi: Chevrolet Spin ou Honda HR-V?

Leitor quer saber qual é a melhor considerando os custos de manutenção
Honda HR-V 2016

Honda HR-V 2016 | Imagem: Divulgação

Sou taxista quero trocar de carro qual o melhor Chevrolet Spin ou Honda HR-V e se a manutençao do HR-V é cara? - pergunta enviada por Luiz Martins 

Luiz obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Particularmente, entre os dois modelos, recomendo a você optar pelo Honda HR-V

Em especial para você que é taxista, é importante selecionarmos um veículo que entregue bom espaço interno, robustez mecânica, baixo consumo e versatilidade no uso do espaço interno.

Na minha opinião, o Honda HR-V é o que entrega esse pacote da melhor forma para você. Um dos motivos começa pela excelente plataforma, que entrega bom espaço interno, suficiente para acomodar com conforto 4 adultos. Além disso, o sistema de rebatimento de bancos é muito simples, prático e fácil de operar, o que pode ajudar caso você tenha que transportar algum passageiro com bagagens volumosas. Em termos de porta-malas, o Honda HR-V consegue acomodar 437 litros de capacidade, o que não é ruim, porém a Spin mostra a superioridade das minvans nesse assunto com um compartimento para 710 litros.

Considerando suas versões automáticas, o Honda HR-V e o Chevrolet Spin praticamente empatam quando o assunto é consumo de combustível, com parciais de 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/ll na estrada com gasolina para o Honda e 10,9 e 13,1 km/l, respectivamente, para o Chevrolet. O HR-V, contudo, entrega desempenho bem melhor do que o Spin, o que é sentido nas reações do carro. O conjunto mecânico do Honda também é mais avançado, com recursos como o comando de válvulas variável para seu motor 1.8 16V, por exemplo.

Já com relação ao custo de manutenção, uma boa referência que podemos seguir é o Índice de Manutenção Veicular realizado pelo CESVI Brasil. Ele leva em conta não só o que é gasto com revisões, mas também eventuais peças e demais reparos que você precisará fazer no veículo até 100.000 km, portanto é bem mais realista. Ele varia de 10 a 60, sendo que quanto menor é o número melhor é a posição do modelo. O Chevrolet Spin atinge a nota 38, enquanto o HR-V não foi avaliado, porém o Honda City, que pertence a mesma família de produtos, pode nos servir de referência e consegue atingir o índice 28, portanto um posicionamento melhor que o do Spin.

Por fim, Luiz, vale destacar que o Chevrolet Spin deverá passar por um facelift em breve, portanto se você tem pressa na aquisição do modelo o Honda HR-V torna-se ainda mais interessante.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru