Migrar de um sedã para um SUV: agora é um bom momento?
Leitor sempre foi dono de modelos três volumes e estuda mudar de categoria

O Civic tem uma carroceria com perfil de cupê enquanto o Corolla segue a linha tradicional dos sedãs | Imagem: Autoo
Olá Guru. Primeiramente, obrigado pelas colunas, sigo você e o site fazem muitos anos. Gosto e sempre tive sedãs, tenho um Civic EX (19/20; 25 mil Km) que gosto muito (espaçoso, econômico, etc) mas com o passar dos anos está ficando difícil entrar e sair do carro pela idade e estou cansado de sempre ver o carro esbarrando o fundo em lombadas e sofrendo em ruas esburacadas. Então, pensei em mudar para um carro mais alto, provavelmente SUV compacto, daqui há alguns anos (costumo esperar 5 anos e mais ou menos 60 mil Km para trocar). Contudo, com o aumento do valor dos usados apareceu uma oportunidade de troca em um Tiggo 7 zero km voltando 20 mil. Fiquei com uma enorme dúvida e peço sua ajuda: trocar agora por um SUV médio com preço razoável (relativo), mas tenho receio de desvalorização e consumo alto, ou mantenho o plano de esperar e trocar por um SUV compacto com bom valor de revenda, mais econômico mas com alto preço (relativo)? Informações adicionais: uso misto (estrada/cidade) diário, viagens longas ocasionais, 10-15 mil Km por ano, família de 4 pessoas (todos altos, 2 adolescentes). Desde já agradeço sua ajuda! Grande abraço - pergunta enviada por Carlos
Carlos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Desde já agredeço pelo carinho de sua audiência, conto sempre com a sua participação!
Carlos eu entendo sua necessidade e desejo de mudar de categoria, contudo, devido ao cenário muito turbulento que estamos presenciando, creio que é melhor ter cautela e aguardar ao menos até a metade de 2022 para realizar a troca do seu carro atual.
Hoje em dia por conta do desabastecimento de componentes fundamentais na fabricação dos automóveis, entre eles os semicondutores, o cenário é de muita instabilidade nos preços e desabastecimento de unidades 0 km à venda.
Segundo associações e especialistas da indústria, a previsão é de uma retomada a patamares normais da cadeia logística por volta da metade do ano que vem (por isso a data citada anteriormente) ou, no mais tardar, início de 2023.
Como o seu Honda Civic atual ainda é novo, ao aguardar algo em torno de um ano você terá condições de realizar negociações melhores.
Além disso, o cenário de SUVs ganhará representantes muito bons no cenário de médio prazo, como a chegada do Toyota Yaris Cross, os novos motores turbo com injeção direta na gama Jeep Renegade, entre outros.
Na própria gama CAOA Chery o Tiggo 5 e o Tiggo 7 deverão estrear melhorias ao longo dos próximos meses.
Logo, creio que vale monitorar o mercado ao longo do ano que vem para você decidir a migração do seu sedã atual de uma forma mais estável e tranquila.
Espero ter ajudado!