Motor turbo é melhor do que o aspirado? Quais as diferenças entre eles?

Leitor está em dúvida se opta por um HB20 1.6 aspirado ou pelo 1.0 turbo e pediu nossa ajuda
Hyundai HB20 2020

Hyundai HB20 2020 | Imagem: Divulgação

Boa tarde. Estou querendo comprar um Hyundai HB20 0km mas estou na dúvida entre o Vision 1.6 ou o evolution 1.0 turbo. Já li diversas matérias dizendo que o turbo é melhor mas não me entra na cabeça pois o 1.6 aspirado tem mais cavalos de potência. Pelo que entendi o motor turbo tem mais torque nas arrancadas e retomadas mas acredito que numa estrada o 1.6 aspirado ande mais e numa subida também tenha mais potencia, correto? Tenho um HB20 2013 1.6 e tenho receio de comprar o 1.0 turbo e o carro andar menos que ele . Por favor me dê sua opinião sobre esse assunto e diga qual acha a melhor escolha. Muito obrigado - pergunta enviada por André

André, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Excelente a questão proposta por você, uma vez que é comum encontrarmos consumidores com dúvidas envolvendo propulsores sobrealimentados. 

Vale a pena começarmos a resposta elencando as vantagens que o turbo traz para o motor e porque ele começou a ser amplamente utilizado nos últimos anos como um recurso fundamental para melhorar a eficiência dos propulsores, ajudando a reduzir consumo e emissões. 

De uma forma bem resumida, é com a queima da mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão que o motor gera a energia mecânica para movimentar o veículo. A missão do turbo reside exatamente em forçar a indução do ar que será direcionado para a câmara de combustão, aumentando a sua densidade. Com isso, torna-se possível injetar mais combustível na mistura que será comprimida pelos cilindros. Como resultado, a combustão torna-se tão eficiente que aos poucos os motores de maior deslocamento vão caindo em desuso. É o famoso downsizing de que tanto ouvimos falar por aí.  

Hoje em dia, apenas para citar um exemplo, o motor 1.0 TSI da Volkswagen aplicado em modelos como o Polo e o T-Cross entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. É a mesma força, por exemplo, que o 2.0 16V aspirado presente em um Nissan Sentra é capaz de entregar, no caso 20 kgfm. A potência do 1.0 TSI também não fica muito longe dos 140 cv do 2.0 aplicado no Nissan e estamos falando de um motor com a metade do tamanho. 

Uma vantagem inerente aos propulsores turbo reside no torque elevado em baixas rotações, o que traz ganhos nas acelerações e retomadas. 

Partindo para o seu caso específico, hoje o propulsor 1.6 16V presente na gama HB20 entrega até 130 cv e 16,5 kgfm com etanol. Considerando a versão automática 6 marchas, o HB20 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e alcança 191 km/h de velocidade máxima. O HB20 Evolution, por sua vez, conta com 120 cv e 17,5 kgfm de torque entregues pelo 1.0 turbo com injeção direta. Também com a mesma transmissão, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e segue até 190 km/h de velocidade máxima. Temos, portanto, um nível de performance semelhante, mas a eficiência do propulsor sobrealimentado se notabiliza quando analisamos o consumo. 

Enquanto o HB20 1.0 turbo alcança parciais de 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina, os valores para o HB20 1.6 automático ficam em 11,5 e 13,9 km/l, respectivamente. 

Já tive a oportunidade de avaliar o HB20 com os dois motores, André, e posso garantir que o 1.0 turbo vai lhe surpreender positivamente e não ficará devendo em relação ao seu HB20 atual. 

A potência do novo HB20 Evolution 1.0 turbo pode ser menor em relação ao HB20 Vision 1.6, mas, no caso específico do hatch, trata-se nitidamente de uma opção da Hyundai em adotar uma calibração mais branda, por assim dizer, para que o propulsor entregasse números muito bons de consumo. É importante mencionar que a diferença de 1 kgfm de torque a favor do 1.0 turbo é algo relevante e faz diferença em especial no uso urbano, onde as acelerações partindo da imobilidade são mais comuns. 

A maior força do motor 1.0 TGDI também favorece as respostas do compacto em aclives. 

Se estivesse no seu lugar, creio que minha opção recairia para o HB20 Evolution com o 1.0 turbo sob o capô. O motor presente no Hyundai é bastante avançado e contempla ainda a injeção direta, outro aliado para maximizar a eficiência. 

Hoje em dia os propulsores turbo apresentam a mesma robustez e confiabilidade dos motores com aspiração natural e também não oneram o custo de manutenção. Logo, não por acaso seu uso é cada vez mais difundido entre diversas marcas e modelos. 

Espero ter ajudado! 

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