Na escolha de um carro blindado, devo optar por um modelo diesel ou flex?
Leitora está em dúvida entre um Renegade diesel ou um Compass flex e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação
Boa tarde Minha prima está querendo muito comprar um carro blindado e está em dúvida entre um JEEP RENEGADE LONGITUDE 2018/2018 (diesel) e um COMPASS FLEX (2017/2018). Por ser um modelo um pouco mais antigo, o Compass está com preço um pouco mais acessível que o novíssimo Renegade... Qual dos dois seria mais vantajoso? Um carro blindado precisa ser, obrigatoriamente, a diesel ou se for flex continua tendo um bom desempenho? Minha prima "roda" muito com o carro... fator que precisa ser considerado... Obrigada,Att - pergunta enviada por Ana Cardozo
Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua questão é muito interessante e nos permite levantar uma série de questões envolvendo a compra ou escolha de um carro blindado.
Antes de tudo, considerando o tipo de uso que sua prima fará do carro e a questão dela rodar bastante com o veículo, torna-se muito mais vantajoso ela optar pelo Jeep Renegade diesel.
Em um carro blindado, notamos um aumento no peso do veículo que gira em torno de 200 kg, o que signfica praticamente rodar com mais de dois adultos dentro do veículos apenas devido aos reforços balísticos. Com isso, alguns componentes vitais em um carro, como os freios e a suspensão, vão pedir sempre uma atenção maior já que trabalham com cargas maiores a todo momento.
A questão fundamental em que os propulsores a diesel se destacam, em especial no caso de carros blindados, é que dado o peso extra da blindagem, para você não sacrificar tanto o desempenho do carro o maior torque dos motores com esse combustível vai lhe permitir um rodar muito mais desenvolto do que se você estiver em um carro flex ou a gasolina, em especial de aspiração natural como é o caso do Compass.
Tomando como exemplo os dois modelos da Jeep, o 2.0 flex presente no Compass entrega 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol. O 2.0 Multijet turbodiesel presente no Renegade, por sua vez, oferece 35,6 kgfm de torque desde 1.750 rpm. Esse intervalo de rotação bem menor que o motor diesel precisa para alcançar seu pico de torque também é outro diferencial a seu favor, o que garantirá respostas bem mais vivas ao volante em relação ao motor flex.
De acordo com os números oficiais, um Renegade diesel entrega médias de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, enquanto um Compass 2.0 flex, por sua vez, ficará em 6,1 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol, isso se você decidir optar pelo combustível derivado da cana-de-açúcar para se beneficiar do maior torque. Com gasolina, apenas para constar, as médias do Compass 2.0 flex ficam em 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. A grande questão, contudo, é que se colocarmos na ponta do lápis a autonomia que o motor a diesel lhe entrega em relação ao preço do combustível (geralmente menor que a gasolina), o custo por quilômetro rodado de um carro a diesel quase sempre valerá mais a pena. A conta fará ainda mais diferença para aquelas pessoas que rodam por distâncias maiores.
Por fim, Ana, o Renegade diesel ainda conta com duas vantagens adicionais: a transmissão automática de 9 marchas, que ajuda a reduzir ainda mais o consumo em trechos rodoviários (o Compass flex oferece transmissão automática de 6 marchas); e a presença da tração 4x4 como item de série nas configurações do Renegade diesel. Mesmo que você trafegue sempre por vias pavimentadas, o recurso será importante em situações onde você queria escapar de alguma problema ou atitude suspeita pelo caminho.
Vale a pena ainda ficar atenta (o) em recomendações importantes fornecidas pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) envolvendo a compra de carros blindados, são elas:
- A revendedora do veículo terá de ser certificada pelo Exército: Certificado de Registro- CR.
- O veículo blindado só poderá ser vendido à pessoa (física ou jurídica) que comprovar idoneidade ao vendedor.
- A revendedora (como a blindadora) deverá solicitar autorização à Região Militar para vender aquele veículo específico. Essa autorização será feita no próprio documento. A documentação citada no item anterior deverá acompanhar esse requerimento.
- Após autorizar a venda do veículo, a Região Militar emitirá documento para fins de registro no órgão de trânsito estadual, com os dados do respectivo veículo (os mesmos que constam do CRLV) informando tratar-se de veículo blindado com autorização do Exército Brasileiro. A declaração será entregue ao proprietário do veículo ou seu representante legal.
- O veículo só poderá ser entregue ao novo proprietário após ter sido registrado no órgão estadual de trânsito.
- Transferência de propriedade: a pessoa interessada para quem o veículo blindado será transferido deverá ter autorização prévia da Secretaria de Segurança do Estado onde resida. O veículo deverá ter sido registrado anteriormente.
Roubo ou perda total
- Em caso de furto ou roubo de veículo blindado: a ocorrência precisará ser comunicada à autoridade policial, um Boletim de Ocorrência deverá ser registrado – e encaminhado à Secretaria de Segurança Pública.
- Perda total do veículo blindado provocada por acidente: será preciso dar baixa do veículo junto ao órgão de trânsito do Estado, e dar conhecimento do ocorrido ao órgão competente da Secretaria de Segurança Pública.
Espero ter ajudado!