O eterno dilema: um carro melhor e mais velho ou um mais novo e menos equipado?

Leitor não sabe se fica entre um seminovo ou um usado e pediu a opinião do Guru dos Carros
Hyundai i30 2012

Hyundai i30 2012 | Imagem: Divulgação

Com R$ 35 mil compensa comprar um carro com 5 anos de uso, de categoria superior em detrimento de um carro com 1 ano de uso, mas de categoria inferior? Ex: em vez de comprar um Ford Ka ou Renault Sandero [2017], comprar um Ford Focus Hatch, Hyundai i30 ou Honda City [2013] - pergunta de Joaz Almeida

Almeida obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito interessante e com certeza muita gente já enfrentou uma situação parecida. 

Particularmente falando - e inclusive já abordei este tema em uma reportagem no início deste ano - não considero muito interessante adquirir um carro usado com idade muito avançada. 

Salvo raros casos em que você conheça a procedência do veículo ou ele esteja na família há um bom tempo, na medida em que você leva em consideração um carro com mais de cinco anos de uso você deve estar ciente de que seus custos de manutenção crescerão cada vez mais. Apesar do preço convidativo, logo depois você poderá arcar com a troca de itens importantes e caros como pneus, amortecedores, correias, dentre tantos outros que são indispensáveis ao bom funcionamento do carro. 

Até que, dentre os exemplos que você cita, o Hyundai i30 ainda poderia lhe oferecer alguns meses da garantia de fábrica de 5 anos, porém nenhum dos itens de desgaste natural são cobertos por ela, portanto não é algo tão decisivo assim. 

Portanto, se você optar por um modelo mais velho de uma categoria superior, é bem possível que apesar do conforto maior que eles podem oferecer você acabe pagando mais caro por isso ao longo dos anos. 

Creio que é mais interessante, quando estamos falando da aquisição de um carro usado, você ficar dentro do universo dos seminovos, ou seja, carros com no máximo três anos de uso. Dessa forma você encontra modelos que poderão rodar por mais algum tempo sem pedir por manutenções muito mais pesadas e você ainda ficará mais tranquilo do ponto de vista da confiabilidade mecânica. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Hyundai i30 2012
 
Hyundai i30 2012
Hyundai i30 2012
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru