O que levar em conta na hora de escolher um seminovo

Leitor está em busca de um modelo na faixa de R$ 35.000 e quer saber o que é mais relevante na hora da compra
Peugeot 208 2017

Peugeot 208 2017 | Imagem: AUTOO

Boa tarde. Tenho muitas dúvidas, gostaria de adquirir um carro usado até 35.000 reais, gosto do Peugeot 308 mas não achp com baixa km na minha região, em compensação acho o 208 dentro do q procuro km baixa ou razoável, vonsumo razoável ou baixo,e bem equipado. Achei até um xc60 da lifan, 2013. Resumindo, ptecidava de uma orientação sobre q carro comprar até esta faixa de preço, e até onde a baixa km ou média km de um veiculo é importante - pergunta enviada por Cleber

Cleber obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Os pontos que você pede para que eu comente na sua pergunta são muito interessantes e também podem ajudar muitas pessoas com esta curiosidade. 

Começando pela questão da quilometragem, vale a pena destacar que o ideal é procurar um modelo que tenha rodado algo em torno de 10.000 km por ano. Vale a pena destacar que um carro muito pouco rodado não é um indício de que você terá menos problemas, uma vez que um veículo usado para deslocamentos muito curtos também pode apresentar problemas a longo prazo, uma vez que o motor, apenas para citar um dos exemplos, pode sofrer com uma lubrificação inadequada. 

Partindo para a análise dos modelos, entre o Lifan X60 e o Peugeot 208, recomendo a você escolher o hatch da marca francesa. Tanto o 208 como o X60 sofrerão na hora da pós-venda com a baixa liquidez, porém podemos dizer que o Peugeot ainda conta com uma reputação melhor do que o Lifan nesse aspecto. 

Já se você aceita uma sugestão de outros modelos a se considerar, vale a pena considerar, por exemplo, um Hyundai HB20 ou um Toyota Etios. Você encontra modelos com 2 a 3 anos de uso dentro da faixa de valor que você está disposto a gastar. Nessa escolha, vale a pena você optar pelo HB20 por contar com 5 anos de garantia, o que ainda lhe daria alguns anos com a cobertura total de fábrica, uma tranquilidade que vale a pena. Só fique atento para verificar se as revisões obrigatórias foram realizadas, uma vez que essa é a condição obrigatória para usufruir do prazo de garantia. 

É isso, Cleber, espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru