Olá, estou em dúvida entre Ford Ka SEL PLUS 1.5 e HB20S Premium 1.6 Automático. O primeiro tem controle de estabilidade, o segundo tem opção de câmbio automático de 6 velocidades. Qual fator pesa mais na hora da compra? Essa é a minha dúvida! Obrigado - pergunta enviada por Rafael Ribeiro

Rafael obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão nos coloca em uma posição em que precisamos levar dois fatores importantes na hora da escolha de seu próximo carro. 

Os controles de tração e estabilidade são equipamentos importantíssimos do ponto de vista da segurança ativa, tanto que já são obrigatórios na Europa e também passarão a sê-lo por aqui na próxima década. Ao permitir manter o carro na trajetória desejada pelo motorista em especial nas situações de emergência, a dupla pode evitar acidentes graves e poupar a vida dos ocupantes do carro. 

Já o câmbio automático, por sua vez, traz consigo um apelo mercadológico cada vez mais importante. Desde o segmento dos compactos de entrada esse tipo de transmissão está ganhando cada vez mais espaço na preferência dos consumidores. Ao colaborar em grande parte para o conforto ao volante, em especial para quem enfrenta com frequência os congestionamentos dos grandes centros urbanos, as caixas automáticas já não tem mais aquela aura de equipamento de luxo como no passado. Cada vez mais sofisticadas e eficientes, elas chegam a proporcionar mais economia de combustível e até mesmo colaboram para o desempenho do carro, deixando para trás muitas transmissões manuais. 

Logo, Rafael, o ideal mesmo é encontrarmos um carro que concilie tanto os controles de estabilidade e tração como o câmbio automático. 

Essa escolha praticamente inexiste atualmente no segmento de sedãs compactos, já que os representantes ou oferecem a transmissão automática ou ficam devendo os controles de tração e estabilidade. Uma exceção é o Renaut Logan, que em sua versão Dynamique concilia o controle de estabilidade (ESP) com o câmbio automatizado EasyR. A transmissão, contudo, não me agrada pelos "soluços" a cada troca de marcha quando opera em Drive devendo em muito nesse aspecto para uma caixa automática convencional ou CVT, por exemplo. 

Se você aceita uma sugestão, Rafael, um modelo que vale a pena você considerar no momento é a aquisição de um Fiat Argo. Caso você abra mão da carroceria sedã, o modelo recém-lançado concilia em sua versão Precision 1.8 16V tanto os controles de tração e estabilidade como a transmissão automática de 6 marchas, surgindo como uma boa opção no segmento. O Argo Precision já foi avaliado por nós e agradou! 

Espero ter ajudado! 

 
 
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios