Olá, Guru. Em outubro próximo minha Livina X Gear 2014, adquirida com isenção de IPI e ICMS, completará dois anos. Poderei, então, candidatar-me a uma nova compra. Aprecio, principalmente, na Livina o porta-malas, o câmbio automático, o acabamento interno e o design. Minha única restrição: ela me exige um certo cuidado para manobrar, especialmente entrada, estacionamento e saída de minha garagem. Levando-se em conta o exposto e visando à melhor relação custo/benefício, já que não sou adepta a gastos desnecessários com automóveis, que carro você me aconselharia? Agradeço, antecipadamente, sua atenção - Pergunta enviada por Yara Soares 

Yara obrigado por enviar sua dúvida e participar do Guru dos Carros

Percebo pela sua pergunta que sua ideia para o próximo carro é de um bom modelo automático que não exagere no tamanho para que, dessa forma, consiga executar as manobras e estacionamento de uma forma mais tranquila. 

Nesse cenário, creio que você deve considerar dois modelos em especial, no caso o Toyota Etios e o Nissan March, os melhores hatches compactos automáticos no momento em minha opinião. 

Para começarmos a desenhar nossa resposta, vamos para uma análise das dimensões da dupla citada. O Toyota Etios hatch conta com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,51 m de altura. O Nissan March, por sua vez, alcança 3,82 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,52 m de altura. Logo, Yara, notamos que o Etios sai na frente nesse aspecto, uma vez que ele conta com 5 cm a menos no comprimento, algo que pode fazer uma diferença nas vagas mais apertadas. 

Mesmo menos no comprimento, o Etios conta com excelente espaço interno, acomodando com conforto 5 adultos. Outro ponto que favorece o Toyota Etios é o porta-malas ligeiramente maior em relação ao March. O Toyota pode acomodar 270 litros de bagagem contra 265 litros do March, um feito interessante considerando que o hatch da Toyota é menor no tamanho. 

Por fim, o que faz a balança pesar definitivamente a favor do Toyota Etios é o excelente custo-benefício do modelo na versão de entrada X automática. Por R$ 49.320 ele é o carro com câmbio automático mais barato do país e já vem bem equipado de fábrica, com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos, dentro outros. Ele só fica devendo o rádio, porém você pode adquirir diretamente como acessório na concessionária. 

Logo, Yara, creio que ao optar pelo Toyota Etios você estará fazendo um excelente negócio

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios