Opinião sobre a compra de um Mercedes-Benz B 180 2011

Leitor quer saber se vale a pena investir no monovolume da Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Classe B 2011

Mercedes-Benz Classe B 2011 | Imagem: Divulgação

Olá César, gostaria de saber se vale a pena comprar um Mercedes-Benz B180 Family automático 2010/2011. Levando em consideração custo/benefício e manutenção, além dos valores de seguro.Desde já agradeço pela atenção, grande abraço - pergunta enviada por Paulo Vieira 

Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Pensando sob o ponto de vista do custo-benefício, um Mercedes-Benz B 180 2011 atualmente tem preço na casa de R$ 45.000 o que o caracteriza como um excelente negócio! 

O Classe B oferece muito espaço e seu porta-malas para 544 litros oferece boa capacidade de carga, fazendo dele uma boa pedida para o uso familiar. 

Particularmente só não me agrada no modelo o desempenho aquém do esperado em especial considerando que se trata de um carro de luxo. O motor 1.7 trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT poderia ser melhor nesse aspecto, contudo, vale destacar, ao menos o monovolume é econômico no consumo de gasolina. 

Alguns donos do modelo reclamam de alguns problemas envolvendo o módulo do câmbio CVT, porém não é algo generalizado o que inclusive motivou um recall para unidades específicas. 

Fora isso, o Classe B não é um modelo com um retrospecto de problemas muito graves. A manutenção, por sua vez, requer apenas os cuidados tradicionais, mas caso seja necessário trocar algumas peças mais caras é bom preparar o bolso. Por ser importado e de uma marca premium, os preços das peças também são superiores em relação aos praticados em modelos de marcas mais generalistas. 

Com relação ao seguro, fica difícil ter uma estimativa já que vai depender muito de seu perfil, local de residência, dentre outras variáveis. Pela reputação do modelo, contudo, o Classe B não costuma ter valores exorbitantes. 

Resumindo, Paulo, o B 180 2011 é uma boa opção de modelo familiar, desde que desempenho não figure como uma característica fundamental para você. O valor de compra é muito convidativo, mas esteja preparado para gastar mais com peças do que em um veículo mais convencional, por assim dizer. 

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru