Olá Cesar, sempre gostei de carros com boa altura em relação ao solo. Das SUVs atuais tem uma que me chama muito a atenção pelo seu belo design, porem tem preço bastante elevado. A minha indagação é sobre o Toyota Rav 4, vale a pena? Fale os prós e contras, consumo, desempenho, desvalorização, 4x2 ou 4x4? Porquê não se vê tantas circulando?O que você acha de uma 2014 2.0 4x2 por 85 mil - pergunta enviada por Manfrini Freitas 

Manfrini obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Com relação ao Toyota RAV4, particularmente o considero uma excelente opção entre os utilitários esportivos médios. 

De fato nós vemos muito poucos RAV4 nas ruas devido ao preço bem mais elevado do modelo em relação aos seus concorrentes diretos. Vale destacar que na categoria o Honda CR-V e o Hyundai ix35 contam com reputações mais estabelecidas no segmento. Além disso, pesa a favor do ix35 o fato dele ser produzido no Brasil, o que o ajudava a conseguir um preço mais competitivo. 

Anda para este ano a Toyota prepara a estreia do RAV4 2017, que chegará ao mercado com uma leve atualização visual como antecipamos no AUTOO. Ele será oferecido somente na configuração Top com tração 4x2, enquanto o motor segue o 2.0 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. 

Vale destacar que esse conjunto mecânico, em especial pela transmissão CVT, ajuda a conferir uma boa eficiência ao modelo. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o RAV4 alcança consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, as duas médias com gasolina, o único combustível aceito pelo modelo. De acordo com o Conpet, o RAV4 alcança categoria A dentro do segmento. Em termos de desempenho, o RAV4 entrega um comportamento semelhante ao dos demais modelos da categoria, com respostas de acordo com sua proposta, sem exagerar em termos de esportividade, mas também não desagradando na hora de realizar uma ultrapassagem, por exemplo. 

O preço que você conseguiu na unidade 2014 está dentro da média do segmento, portanto vale a pena investir nessa negociação. Com relação ao tipo de tração, se você não tem por hábito enfrentar estradas em condições de pavimentação ruim ou com baixa aderência, a tração nas rodas dianteiras já é suficiente. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

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