Opinião sobre picapes médias de entrada

Leitor quer entender porque as picapes médias de entrada costumam ser tão ''peladas''
Toyota Hilux 2016

Toyota Hilux 2016 | Imagem: Divulgação

CÉSAR primeiro parabéns pelo site e pelo canal no youtube eu queria saber sua opinião sobre essa politica das montadoras que agora só querem oferecer carros top com cambio automatico exemplo as picapes que as manuais são pé de boi não temos direito de escolha mais não acho isso muito ruim. Obrigado e sucesso! - pergunta enviada por Henrique Mendonça 

Henrique em primeiro lugar obrigado pelos comentários! Também agradeço por enviar seu questionamento para nós e participar do Guru dos Carros

De fato as principais montadoras instaladas no Brasil e no mundo seguem a mesma estratégia de oferecer o câmbio automático geralmente vinculado às versões mais caras de determinado modelo.

Quando questionadas, as fabricantes creditam o fato a um comportamento do consumidor, que, ao buscar um modelo com transmissão automática, quer que o veículo ofereça o máximo em conforto e tecnologia. Além disso, como está disposto a pagar um preço maior por esse tipo de câmbio, elas partem do pressuposto que esse cliente é o mais interessado em levar um automóvel mais completo para casa.

Esse raciocínio, como você mesmo cita na pergunta, é claramente notado nas picapes médias. A Toyota Hilux, líder do segmento, trata sua versão cabine simples praticamente como um modelo à parte na linha da picape, tanto que ela sequer conta com para-choques e retrovisores na cor do carro. Já o câmbio automático é encontrado apenas com carroceria cabine dupla. 

De qualquer forma, a preferência cada vez maior dos brasileiros por carros automáticos, graças ao barateamento desse tipo de caixa e o trânsito cada vez mais intenso nas cidades grandes, está fazendo com que as fabricantes revejam essa postura "elitista" do câmbio automático. Aproveitando que falamos da Toyota, o próprio Etios é um bom exemplo. Ele é o carro automático mais barato do Brasil e conta com a caixa automática como opção desde sua versão de entrada, a X, que custa R$ 49.320 assim configurada. Não por acaso, atualmente ela já é a mais vendida do modelo. 

É isso, Henrique, espero ter colaborado para o debate e ajudado a esclarecer alguns pontos.

Muito obrigado por participar! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru