Optar por um Discovery Sport a diesel ou um Toyota SW4 SRX?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs grandes e pediu nossa ajuda para elucidar a dúvida
Land Rover Discovery Sport e Toyota SW4

Land Rover Discovery Sport e Toyota SW4 | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Bom dia! Estou em dúvida entre a compra de um Land Rover Discovery Sport s diesel ou Toyota SW4 SRX 2020. Gostaria de saber qual é o melhor custo benefício. Muito grato! - pergunta enviada por Ronaldo  

Ronaldo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A questão pontuada por você é bastante interessante, uma vez que, com o atual posicionamento da Toyota para o SW4 no mercado brasileiro, a fabricante japonesa coloca o modelo no mesmo patamar de preço de modelos premium como é o caso do Land Rover Discovery Sport. 

De uma maneira geral, creio que o Discovery Sport é um modelo bastante superior em diversos aspectos e entrega um custo-benefício mais vantajoso. 

Começando pela própria concepção dos dois SUVs, o SW4 compartilha a mesma estrutura de carroceria sobre chassi da Hilux. A construção, que sem dúvida confere bastante robustez no uso off-road e para o transporte de cargas pesadas, tem um ponto fraco que é o sacrifício no conforto e comportamento dinâmico. 

O Discovery Sport, por sua vez, conta com uma construção monobloco, o que, por si só, já aproxima suas respostas ao volante e o nível de conforto de um carro de passeio. Ao contrário do SW4, que utiliza eixo rígido na suspensão traseira, o Land Rover é equipado com sistema multibraço, que é muito mais sofisticado e traz mais refinamento ao rodar para o veículo. 

Seguindo na parte mecânica, o SW4 conta com sistema 4x4 convencional com reduzida, já o Discovery Sport também traciona as quatro rodas, mas deixa todo o sistema a cargo da parte eletrônica do modelo para ajustar não só as respostas para trafegar por diferentes tipos de piso, como também atua em conjunto com motor, câmbio e demais funções. 

Em sua linha 2020, o Discovery Sport diesel é equipado com um propulsor 2.0 de 180 cv e 43 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de 9 marchas para aprimorar a eficiência do conjunto, favorecendo o desempenho e a economia de combustível. O SW4, por sua vez, segue com o 2.4 turbodiesel de 177 cv e 45,9 kgfm de torque, trabalhando com a caixa automática de 6 marchas. 

É necessário frisar, entretanto, que a Land Rover é uma marca premium e seu custo de manutenção tende a ser mais elevado do que você gastaria em peças ou serviços com o SW4, é bom ter isso em mente. 

Partindo para os valores, hoje o SW4 SRX custa R$ 265.990, enquanto o Land Rover Discovery Sport D180 S 2020 é tabelado em R$ 252.500. Além do conjunto mecânico e estrutural mais interessante, o Discovery Sport é mais acessível e ainda traz uma lista de equipamentos de série equivalente ao do SW4, com ambos dotados de rodas de liga leve aro 18", faróis de LED, tampa do porta-malas com abertura elétrica, central multimídia, head-up display no caso do Discovery Sport, entre outros itens. 

Logo, creio que, mesmo considerando a questão do custo de manutenção maior, creio que ao optar pelo Land Rover Discovery Sport você realiza uma compra mais interessante em relação ao Toyota SW4. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru