Optar por um Toyota Corolla XEi ou um Honda HR-V EXL?

Leitor ficou em dúvida entre o sedan médio e o SUV compacto e quer nossa sugestão
Toyota Corolla e Honda HR-V

Toyota Corolla e Honda HR-V | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou na dúvida em comprar o Toyota Corolla XEi 2020 e o Honda HR-V EXL 2020. Qual seria a melhor escolha? Obrigado - pergunta enviada por Valdenisio 

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão coloca lado a lado dois modelos de muito sucesso no mercado brasileiro e que conquistaram muita relevância em seus respectivos segmentos ao longo dos anos. 

Hoje em dia o Toyota Corolla XEi é tabelado em R$ 112.990 enquanto, na outra ponta, o Honda HR-V EXL tem preço sugerido de R$ 113.400, portanto valores muito próximos. 

É interessante que nos dois modelos em suas configurações selecionadas aqui você encontrará os principais equipamentos de conforto e segurança que esperamos encontrar em automóveis nessa faixa de preço, tais como revestimento interno de couro, controles de tração e estabilidade, 6 airbags no caso do Honda e 7 bolsas infláveis no Corolla XEi, ar-condicionado automático digital, central multimídia com os principais sistemas de espelhamento para smartphones do mercado, controles de tração e estabilidade, entre outros. 

Em que pese toda a versatilidade superior do Honda HR-V, em especial graças à sua arquitetura extremamente bem concebida e o prático recurso de rebatimento simplificado dos bancos traseiros, ainda considero o Toyota Corolla XEi uma opção ligeiramente mais interessante. 

O sedan médio destaca-se em grande parte pelo conjunto mecânico extremamente eficiente e sofisticado. O motor 2.0 flex presente no Toyota entrega elevada eficiência, algo comprovado na prática com um consumo comedido considerando a proposta do modelo e nível de desempenho bastante satisfatório. O câmbio CVT presente no Corolla também colabora para aprimorar as boas respostas ao volante do sedan. 

O 1.8 16V flex também atuando em conjunto com uma caixa automática CVT, combinação que a Honda escolheu para o HR-V, mostra-se adequado ao SUV compacto, mas não surpreende tanto quanto o conjunto do Corolla. 

Por fim, vale a pena também citar o ótimo compromisso que o novo Corolla é capaz de entregar entre conforto e acerto dinâmico, um mérito também da moderna plataforma GA-C da Toyota que trouxe avanços ao modelo como a suspensão independente nas quatro rodas com o eixo traseiro do tipo multibraço. 

Logo, creio que ao optar pelo sedan médio você estaciona na garagem de casa um automóvel com um ótimo projeto e muito bem resolvido em sua nova geração. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru