Olá, César. Tudo bem ? Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela página e site, muito bons! Em segundo lugar, meu padrasto está em dúvida: ele tem um Corolla 2014 e quer trocar por um carro alto e de preferência a diesel. Ele gosta muito da Toyota e pensou em trocar por uma Hillux SW4 2014 3.0. Mas tb eu avisei ele sobre Jeep Compass . Qual dos dois tu mais recomenda? Existe outra opção de compra nessa faixa? Agradeço desde já!!! - pergunta enviada por João Paulo 

João obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Seu caso é muito interessante, uma vez que nos permite analisar as diferenças entre comprar um carro novo e seminovo. 

Tomando como base a Toyota SW4 2014 com motorização a diesel, estamos falando de um modelo na faixa de R$ 130.000. Por uma quantia bem próxima, no caso R$ 137.990 considerando o valor tabelado, você consegue adquirir o Jeep Compass em sua versão Longitude diesel, que atende o desejo por um "carro alto" com esse tipo de motor. 

Considerando que a ideia é migrar de um Toyota Corolla, considero que é mais interessante optar pelo Jeep.

O Toyota SW4 é um carro de uma robustez ímpar, porém a construção ainda de carroceria sobre chassi e a suspensão traseira por eixo rígido tiram muito do conforto ao rodar. O Jeep Compass, por sua vez, conta com um projeto muito mais moderno, de carroceria monobloco e as quatro rodas indepentes, o que colabora não só para o conforto ao rodar como também tornam a dirigibilidade do modelo bem mais apurada em relação ao que você encontra no SW4. 

Além disso, essa modernidade do Compass é vista no conjunto mecânico. Ele conta com câmbio automático de 9 marchas, sistema de tração 4x4 mais avançado do que o oferecido no SW4 (conta com controle de velocidade em declives, por exemplo) e seu propulsor 2.0 turbodiesel entrega 170 cv e 35,7 kgfm. O Toyota SW4 oferece uma caixa automática de 5 velocidade e apesar do motor com deslocamento bem maior, ele não vai além dos 171 cv e 36,7 kgfm de torque. 

Em termos de equipamentos, o Jeep Compass Longitude diesel também se sai muito bem, oferecendo, dentre outros itens, recursos como chave presencial, rodas de liga leve aro 18", sistema multimídia com navegação, câmera de ré e tela de 8,4", dentre outros recursos. 

Logo, João, se para vocês alguns atributos bem pontuais da SW4 como a possibilidade de levar 7 passageiros (caso seja a versão que estão levando em conta) não são fundamentais para a escolha do próximo veículo, o Jeep Compass é um produto que entregará uma lista de qualidades bem mais interessantes. Isso sem falar no projeto muito bem resolvido e o mais conforto que proporcionará sobretudo ao rodar. 

É isso e espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios