Olá César! Quero trocar de carro, entretanto preciso ter em vista duas situações: uma diz respeito à época do ano/impostos/economia atual. A outra diz respeito à minha necessidade: sou mãe solteira de dois pré adolescentes (faz tudo) e ainda preciso me deslocar quinzenalmente 240 km, ou seja, preciso estar atenta à segurança, manutenção, custo com combustível e conforto interno para os meninos. Pensei na Duster, Ecosport, Honda Fit, Sandero e o fiesta. Desanimei com a Duster por alguns comentários que já li aqui, e ainda tenho a impressão que não é tão segura quanto a Eco e o Fit. Atualmente tenho um gol titan (consome absurdo, mas gosto dele por ser alto). Enfim…preciso urgente de sua ajuda!! - Pergunta enviada por Alecsandra

Alecsandra obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros. Espero ajudá-la da melhor forma possível!

Começando pela primeira parte da sua pergunta, a melhor época para a compra do carro novo é justamente a que nos encontramos: o fim do ano. Como muitas montadoras querem bater algumas metas de vendas, ou até mesmo melhorar seus números para o saldo de vendas, elas costumam oferecer algumas promoções bem interessantes. Fora isso, o próprio cenário de forte retração que vivemos, em especial no mercado automotivo, abre espaço para boas oportunidades na hora da compra.

Como você possui dois filhos e ainda vai utilizar o carro para se deslocar com frequência, recomendo a você optar mesmo pelo Honda Fit. Outra sugestão seria também a versão sedã do Hyundai HB20, o HB20S, que conta com um porta-malas bem maior em relação ao hatch, algo importante para você. Mas fica um alerta: caso você opte pelo Hyundai, é bom esperar a estreia da linha 2016, na qual o modelo vai passar a contar com câmbio de 6 marchas.

Caso você possa esperar um pouco, um modelo que seria interessante você considerar é o Fiat Toro, que será lançado no início de 2016. Ela é uma picape derivada do Jeep Renegade, mas vai oferecer um bom espaço interno e sua caçamba será bem generosa. A versão diesel valeria muito a pena para você, que viaja com frequência, graças ao melhor consumo e autonomia do veículo com esse tipo de combustível.

Enquanto isso, caso você queira já um carro novo, o Fit é a melhor escolha. A rede Honda está com uma certa lentidão na entrega do modelo, mas vale a pena você esperar caso o período seja aceitável. A versão mais interessante do modelo é a LX, que está disponível com câmbio manual (R$ 57.700) e automático (R$ 62.900).

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios