Para quem roda pouco: comprar um SUV grande a gasolina/flex ou pagar mais pelo motor diesel?

Leitor roda cerca de 10 mil km por ano e ficou com dúvida sobre qual Mitsubishi Pajero Full escolher
Mitsubishi Pajero Full 2015

Mitsubishi Pajero Full 2015 | Imagem: Divulgação

Boa noite César. Sou proprietário de uma Pajero Dakar 2012 Flex e estou pensando em adquirir uma Full que é o meu sonho de consumo. O gasto com combustível da minha atual viatura não chega a me incomodar, apesar de seus 6 km/l de média cidade estrada. Enfim, faço 10.000 km por ano e na cidade ando mais de bike mesmo. Minha dúvida, vale a pena no meu caso adquirir a Pajero Full a diesel sendo em média $40 mil mais cara? Ou vou de V6 mais uma vez? Muito obrigado - pergunta enviada por Otávio 

Otávio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

A questão colocada por você é muito boa, uma vez que nos permite avaliar uma necessidade e tipo de uso bem peculiares.

No seu caso específico, em especial por rodar pouco com seu automóvel, creio que é bem melhor economizar a diferença e optar pelo Mitsubishi Pajero Full com motor V6 a gasolina.

A diferença entre as versões diesel ou gasolina/flex no caso de SUVs de maior porte e picapes médias tende a ser considerável, mas ela só compensa se você, de fato, percorre distâncias maiores com frequência. O preço por litro mais acessível do diesel, o menor consumo e boa autonomia proporcionada por esses motores resultam em um custo por quilômetro mais baixo, porém, para compensar a diferença no preço de compra do veículo que, no caso do Pajero Full, é em média R$ 40.000 como você apurou, exigiria de você percorrer muito mais do que os 10.000 km/ano para justificar o gasto adicional no caso de um Mitsubishi Pajero Full com motor diesel.

Até mesmo pelo porte e o conjunto robusto, um SUV grande como é o caso do Mitsubishi Pajero Full tem um consumo elevado, porém, no seu caso, Otávio, como você já é dono de um modelo similar flex, certamente já está acostumado com isso. Se esse gasto extra com combustível não é problema para você, assim como a autonomia mais limitada, então certamente você ficará feliz ao realizar seu sonho de consumo e adquirindo o Pajero Full com motor V6.

Espero ter ajudado!

 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru