Para quem roda pouco, vale a pena comprar um veículo a diesel?

Leitor está com a dúvida acima e quer nossa ajuda para definir sua próxima compra
Jeep Renegade 2018

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação

Gostaria de saber se vale a pena , prá quem anda uns 15.000 km por ano , comprar um carro a diesel ( no caso , um Renegade seminovo ) ...... a pretensão é ficar uns 7 anos com o carro ..... é que dizem que quem tem carro a diesel , precisa fazer viagens longas e usá-lo bastante , senão pode acarretar problemas no carro ...... gostaria da opinião de vocês ..... agradeço!!!! - pergunta enviada por Luis 

Luis obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

A questão colocada por você é muito boa e nos permite avaliar algumas questões interessantes.

No caso de um veículo a diesel, seja ele uma picape ou um utilitário esportivo, geralmente é dito que eles são mais voltados a quem percorre longas distâncias por uma relação entre o valor pago pelo carro em relação ao custo de propriedade.

Explicando melhor: um Renegade ou um Compass diesel geralmente custam bem mais do que suas demais versões flex. Apesar do preço superior da motorização diesel, ela entrega um consumo bem menor e maior autonomia. Aliando isso ao custo menor do diesel em relação à gasolina, os motoristas que percorrem distâncias maiores tem um custo por quilômetro rodado menor quando optam por um veículo a diesel. É claro que, no caso, é necessário percorrer bem mais do que a média de 15 mil km/ano para um carro a diesel tornar-se efetivamente mais vantajoso e "se pagar", como é dito na gíria. Hoje um Jeep Renegade diesel custa R$ 134.990 em sua configuração Longitude e por R$ 79.290 já é possível encontrar o mesmo Renegade porém com o propulsor 1.8 flex sob o capô.

Claro que, no caso da dupla de modelos diesel da Jeep, as configurações diesel também entregam outros aspectos interessantes, como a presença da tração integral e câmbio automático de 9 marchas, entre outros, porém tudo vai depender da sua necessidade de uso (como, por exemplo, o deslocamento constante por vias não pavimentadas ou de baixa aderência). Se você vai rodar apenas no asfalto pela cidade, o recurso não é tão primordial assim.

Logo, creio que hoje ainda existem muitas informações conflitantes sobre as vantagens de um carro a diesel, mas, em resumo, eles são mais interessantes para quem percorre longas distâncias por uma questão de custo por quilômetro mais favorável. Carros com conjuntos mecânicos a diesel bem modernos como é o caso de Renegade e Compass também podem ser usados por quem percorre distâncias curtas sem acarretar problema algum na parte mecânica, porém será uma questão de escolha por parte do consumidor. Vale a pena ponderar também que, em geral, os veículos a diesel costumam contar com uma manutenção um pouco mais cara em relação aos carros com motores flex ou a gasolina.

Espero ter ajudado!

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru