Para rodar em vias não pavimentadas: Onix 1.0 Turbo ou um Argo Trekking?

Leitor está em dúvida entre os hatches de Chevrolet e Fiat e pediu nossa ajuda
Chevrolet Onix e Fiat Argo

Chevrolet Onix e Fiat Argo | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Rodo semanalmente uns 450 km, destes, 25 Km é de estrada de chão batido. Portanto, qual o modelo seria melhor: Chevrolet Onix 1.0 turbo ou Fiat Argo Trekking 1.3 - pergunta enviada por Haelton

Haelton obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os modelos nas versões citadas em sua pergunta, estamos falando de hatches na faixa dos R$ 60.000. 

É inegável que para motoristas que precisam trafegar por pisos não pavimentados, diferenciais como a altura elevada e os pneus de uso misto presentes no Fiat Argo Trekking são de grande ajuda para que você tenha mais facilidade de trafegar na terra. Também pesa a favor do Fiat o bom motor 1.3 Firefly, que mostra-se bastante eficiente no Argo e no Cronos, oferecendo bom desempenho e baixo consumo. 

A grande questão é que não podemos ignorar a grande superioridade do Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo no que diz respeito à segurança, nível de equipamentos e conjunto mecânico. 

É difícil aceitar que um modelo interessante como o Fiat Argo Trekking fique devendo os controles de tração e estabilidade tanto em sua configuração 1.3 manual como na 1.8 automática. A importantíssima dupla de segurança figura como um item de série na gama Onix, bem como os 6 airbags. No Argo Treeking, somente o airbag duplo frontal é oferecido de fábrica. 

Logo, apesar de todas as virtudes para o "off-road light", o Argo Trekking deixa bastante a desejar na questão da segurança ativa e passiva, o que de certa forma lhe conta pontos importantíssimos. 

Fora isso, graças ao seu motor sobrealimentado, o Onix supera o Argo Trekking no quesito desempenho e consumo, podendo alcançar médias de até 11,9 km/l na cidade com gasolina e 15,1 km/l na estrada com o mesmo combustível. O Argo Trekking 1.3 manual, por sua vez, alcança parciais de 12,1 e 13,5 km/l, respectivamente. 

Por fim, o Onix LT 1.0 Turbo, além de tudo o que foi mencionado aqui em termos de equipamentos de segurança, ainda sai de fábrica com rodas de liga leve, recurso ausente no Argo Trekking. Nos dois hatches estão presentes itens como central multimídia, sensor de estacionamento, entre outros. 

Logo, creio que o Argo Trekking tem sim "credenciais" para trafegar de uma forma melhor por pisos não pavimentados, porém o Onix LT 1.0 Turbo entrega um conjunto muito superior sob todos os aspectos. 

Espero ter ajudado! 

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