Para viagens e atividades de lazer: Suzuki Jimny Sierra, Fiat Strada ou Jeep Renegade?

Leitor quer um modelo capaz de lhe atender inclusive em uma viagem de maior duração
Suzuki Jimny Sierra, Jeep Renegade e Fiat Strada

Suzuki Jimny Sierra, Jeep Renegade e Fiat Strada | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Já te fiz a pergunta mas não citei os carros, sou aposentado, e a necessidade e um veículo que leva bem e um certo conforto estou entre,Jeep Renegade, o Suzuki Jimny ou uma Fiat Strada. pois quero um veículo pra uso misto,viagem e lazer como pescaria.pretendo conhecer o litoral do Sul ao norte então preciso de um veículo também com custo benefício bom - pergunta enviada por Gabriel

Gabriel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Muito interessante o cenário de uso proposto por você bem como os modelos selecionados. 

Olhando de uma forma geral, o Jeep Renegade, desde que consideradas as versões diesel 4x4, bem como o Suzuki Jimny Sierra, são modelos que vão lhe trazer uma tranquilidade total para rodar por diferentes tipos de terrenos, sejam eles pavimentados ou não. Isso pode ser algo importante, em especial se surgir pelo caminho alguma trilha ou região mais afastada que você quiser explorar a bordo do veículo. 

A vantagem da motorização diesel, no caso específico do Renegade, é ela lhe proporcionar uma autonomia bem maior e um baixo consumo. A grande questão é que hoje você vai precisar de cerca de R$ 150 mil, pelo menos, para estacionar o SUV na garagem. Isso considerando a versão Moab, a mais acessível com essa configuração mecânica. 

O preço do Jimny Sierra também não está muito longe disso, sendo que ele aposta em um conjunto mecânico mais racional e eficiente, formado pelo motor 1.5 16V e a transmissão automática. O Suzuki pode enganar pelo tamanho, mas, com um robusto sistema de tração 4x4 com reduzida e construção de carroceria sobre chassi, são poucos os obstáculos que podem parar o simpático jipinho. 

Logo, "custo-benefício muito bom" talvez não seja um atributo que possamos direcionar para Jeep Renegade diesel e Suzuki Jimny Sierra. Outro ponto merece atenção, em especial no caso do Jimny Sierra. O espaço interno é pequeno e o porta-malas quase inexiste no Suzuki, algo que poderá lhe atrapalhar em suas atividades de lazer, como a pescaria, prática que requer o uso de alguns acessórios. O Renegade é melhor resolvido sob esse aspecto, mas está longe de ser uma referência. Não sei se a sua ideia seria viajar sozinho ou acompanhado de mais uma pessoa, porém dificilmente você conseguirá percorrer o litoral brasileiro com mais de um acompanhante no carro se o escolhido for o Jimny. Ele é um modelo para você rodar, no máximo, com mais um pessoa, sobretudo se precisa transportar bagagens, para isso rebatendo o encosto do banco traseiro. 

Portanto, nos resta como uma alternativa bastante equilibrada em termos de custo-benefício, espaço interno e área para bagagens/carga a Fiat Strada em sua nova geração. Hoje com R$ 85 mil você compra a picape em seu catálogo topo de linha Volcano, que sai de fábrica com central multimídia, faróis com iluminação por LED, sensor de estacionamento, câmera de ré, 4 airbags, trio elétrico, entre outros recursos. Equipada com motor 1.3 flex e câmbio manual de 5 marchas, a Strada Volcano oferece desempenho equilibrado e baixo consumo. Se não conta com tração integral, ao menos seu avançado controle de tração e estabilidade agrega a função do bloqueio eletrônico do diferencial, o que já ajuda a sair de algumas situações de baixa aderência. Fora isso, a suspensão elevada e robusta traz mais resistência para a picape. 

A Strada Volcano pode transportar 650 kg de carga e sua caçamba tem espaço para 844 litros. Com a capota marítima de série, teoricamente você encontra no compartimento um "porta-malas" que nenhum hatch, SUV compacto ou sedã consegue equiparar. Mas é claro que isso exige atenção, uma vez que, apesar da cobertura contar com um projeto original de fábrica e muito bem feito, ela não garante que toda a água ficará de fora da caçamba em dias de chuva mais intensa. Portanto, objetos sensíveis, como um artefato eletrônico, não devem ficar por ali.  

Pesando tudo isso, a picape seria um carro bastante versátil para você, em especial agora com uma cabine capaz de receber 5 pessoas. Ela deverá lhe atender em suas pescarias com uma caçamba muito espaçosa, sua mecânica é eficiente e, apesar de não contar com tração integral como Jimny Sierra e Renegade diesel, o conjunto poderá lhe atender durante sua viagem na maior parte do tempo.     

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru