Pensando na economia de combustível: vale a pena trocar um up! TSI por um T-Cross?

Leitor está com a dúvida acima e quer a ajuda do Guru dos Carros
Volkswagen up! 2018

Volkswagen up! 2018 | Imagem: Divulgação

Gostaria de saber se em termos de economia valeria trocar um Volkswagen Up! TSI 2017 por um Volkswagen T-Cross 1.0 TSI. Obrigado - pergunta enviada por Paulo

Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Para começar sua resposta, é bom analisarmos critérios técnicos. 

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o VW up! TSI 2017 é capaz de alcançar consumo médio na casa de 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina. Além da elevada eficiência do motor 1.0 turbo com injeção direta, pesa a favor do up! o porte compacto e seu natural baixo peso. 

O Volkswagen T-Cross 200 TSI com câmbio manual 6 marchas, apenas para mantermos a equivalência entre os dois modelos uma vez que o up! TSI não tem opção automática, pode entregar parciais de 12,2 km/l no uso urbano e 14,5 km/l em rodovias. 

Os números do T-Cross manual estão longe de serem ruins, porém é natural esperar que o consumo na comparação com o up! seja maior em decorrência até mesmo do porte superior do SUV. 

Logo, Paulo, em termos da economia de combustível propiamente dita, como você cita em sua pergunta, é mais interessante você permanecer com o up! TSI. 

A questão é que, se você precisa de mais espaço e conforto para cinco passageiros, bem como um compartimento de cargas maior, o T-Cross manual vai lhe atender muito bem sem exagerar no consumo. 

Apenas uma sugestão, caso você queira efetivamente migrar para um SUV colocando a economia de combustível em primeiro lugar, seria interessante considerar também um Chevrolet Tracker. Em seu catálogo de entrada manual, o Tracker 2021 entrega parciais de 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, portanto números que superam o VW. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru