Pensando na manutenção: devo trocar um EcoSport 2013 por um HB20 2014?

Leitora está receosa com os gastos relativos ao SUV e pediu nossa análise
Ford EcoSport

Ford EcoSport | Imagem: Divulgação

Boa tarde Estou querendo trocar um Ford ecosport 2013 manual por um Hyundai hb20 plus 2014, principalmente pq a Ford tem manutenção elevada e tenho medo de ficar pior, com a saída dela do Brasil, e o ecosport está fora de linha - pergunta enviada por Karla

Karla obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! 

Vale uma observação importante antes de tudo: a Ford não saiu do Brasil e continua a comercializar seus veículos 0 km normalmente por aqui. O que ocorreu em 2021 foi o anúncio da empresa de que ela não produziria mais seus automóveis no país, encerrando, na época, as atividades que ainda mantinha nas plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP).  

É claro que a decisão impactou no valor dos modelos da marca no mercado de novos e usados, porém, considerando que as gamas Ka e EcoSport eram produtos de alto volume, a tendência é que não faltem peças de reposição no longo prazo, até mesmo porque elas passam a ser produzidas por fornecedores independentes. 

De qualquer forma, se o custo para manter o seu EcoSport atual está se mostrando elevado, a migração para o Hyundai HB20 é uma saída interessante. 

O hatch da Hyundai é conhecido por sua mecânica robusta, porém vale a pena você fazer uma boa verificação do estado geral da unidade que você encontrou, além de verificar se as manutenções, como a troca de óleo e filtros, estão sendo realizadas de acordo com as diretrizes preconizadas pela marca. Dessa forma, você evita a aquisição de uma unidade que poderá lhe trazer despesas com reparos corretivos mais onerosos.  

Por fim, não se esqueça também de verificar a documentação e a não existência de nenhum ponto pendente, como multas ou demais restrições. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru